Os aficionados por robótica e competições terão mais um grande evento para participar em 2018. Vem aí a Inatel Robotics National Cup — IRONCup —, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de março no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

A competição passa a fazer parte do calendário oficial da RoboCore, uma empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional e que realiza competições na área de diversas categorias há mais de 10 anos, e contará com o apoio e organização dessa empresa.

Copa robótica

Competição de robótica(Divulgação)

Em sua segunda edição, a IRONCup espera contar com a participação de 600 a 800 alunos de instituições de ensino brasileiras, que disputarão 11 categorias . De acordo com o coordenador dos cursos de automação do Inatel e um dos responsáveis pela IronCup, Prof. Alexandre Baratella, esse evento passará a ser a 3ª maior competição de Robótica do Brasil. " A IRONCup terá um grande diferencial das demais competições. Nós vamos juntar diferentes categorias em um mesmo evento. Isso é inédito no segmento. Teremos o futebol e a guerra de robôs em um mesmo local ", disse Baratella.

Para essa competição, os times das universidades poderão se inscrever nas seguintes categorias: Antweight, Beetleweight, Mini-sumo – 500g (Auto), Sumô LEGO – 1kg (Auto), Sumô – 3kg (Auto), Sumô – 3kg (R/C), Seguidor de Linha – Pro, Futebol – Very Small Size, e Futebol – Simulation 2D . Outra novidade da IronCup será a participação de estudantes do ensino médio. Os alunos poderão competir nas categorias Sumô LEGO Junior – 1kg (Auto) e Seguidor de Linha – Junior.

As inscrições para as competições já estão abertas e seguem até dia 2 de fevereiro de 2018. Para mais informações sobre a 2ª edição da IronCup acesse: www.robocore.net/eventos/ironcup-2018

*Via assessoria.