3 dos nossos gastos principais e como economizar em cada um deles

29/01/2018 às 06:082 min de leitura

Poupar dinheiro é uma recomendação geral, mas nem sempre conseguimos guardar um pouco do que recebemos em uma poupança – investir, então, nem se fala.

Ainda que o assunto cause o revirar de olhos dos gastadores de plantão e dos compradores compulsivos, vale lembrar que pessoas com sucesso financeiro são justamente aquelas que conseguem pensar em seu dinheiro em longo prazo, o que significa não gastar tudo o que se tem e sempre poupar, de uma forma ou de outra.

Grant Sabatier, o milionário fundador do blog de finanças Millennial Money, chegou à conclusão de que as pessoas gastam, em média, 70% do que recebem com três coisas: moradia, transporte e alimentação. Dependendo de onde a pessoa mora e do quanto ganha, esse índice pode ser ainda mais alto.

O segredo seria, então, gastar menos nesses três itens: “Se você se muda para um apartamento menor, vai andando para o trabalho e cozinha em casa, você poderia realisticamente aumentar sua média de economias em 25% ou até mais”, explicou Sabatier. A seguir, veja como economizar mais nesses três itens que sugam nosso suado dinheirinho:

1 – Moradia

seu barriga

O ideal é gastar 30% ou menos do seu salário com despesas como aluguel e condomínio, o que pode significar que você talvez precise mudar de endereço e encontrar algo que custe menos – sempre tem.

O mesmo vale para contas como internet e tv a cabo: veja se você encontra outras operadoras que ofereçam serviço semelhante por um preço menos salgado; no caso da TV a cabo, eis um item cuja necessidade sempre podemos reavaliar, certo?

2 – Transporte

dirigindo

Vai dizer que ter um carro não é uma das coisas mais fáceis da vida moderna? Por causa do veículo próprio, as pessoas se enfiam em dívidas longas e se submetem a pagar altas taxas de juros. No caso do carro, vale colocar na ponta do lápis que os gastos com ele incluem seguro, IPVA, gasolina, estacionamento e manutenção.

Se ter um carro é fundamental, escolha um modelo econômico em termos de manutenção e combustível. Se você perceber que vive sem um carro, que pode se virar com o transporte público ou uma bicicleta, melhor ainda. Sempre vale frisar também que um carro é um bem cujo valor desvaloriza consideravelmente a partir do momento da compra.

3 – Alimentação

panda supermercado

As pessoas gastam bastante com alimentação, então esse item é facilmente remodelado para nos custar menos, no final das contas. Para começo de conversa, você pode cortar aquelas compras supérfluas, como chocolates, salgadinhos e bolachas.

Na hora de ir ao mercado, não vá de estômago vazio, pois isso faz com que você sobrecarregue seu carrinho. É bacana observar os preços daquilo que você consome com frequência, como pão e leite, e optar pelas marcas que estiverem em promoção. Deixar alguns luxos de lado também pode ser uma boa ideia quando a grana estiver curta – além disso, sua saúde também sai ganhando.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: