4 curiosidades que você talvez desconheça sobre os equinócios

20/03/2018 às 14:123 min de leitura

Hoje, como você sabe, acontece o Equinócio de Outono — aqui no Hemisfério Sul, pois, no Norte, é o Equinócio de Primavera que está rolando hoje! —, data que, para quem vive ao sul da linha do equador, marca o fim do verão. Pois existem diversas curiosidades interessantes relacionadas com esse dia. Confira uma porção delas a seguir:

1 – Sabia que a palavra Equinócio significa “Noite Igual”?

O termo equinócio é derivado das palavras aequi e nox que, traduzindo do latim, significam igual e noite, respectivamente. Pois faz todo sentido, considerando que os equinócios acontecem em dias em que os dias e as noites têm exatamente a mesma duração — em todas as partes do mundo.

Equinócio(Wikimedia Commons/Carlos Botelho)

Isso acontece devido ao ângulo de inclinação da Terra — de 23,5 graus — sobre o próprio eixo com relação ao plano qual que o nosso orbita ao redor do Sol que, duas vezes ao ano, se interceptam traçando uma linha reta imaginária no céu.

Então, no dia do equinócio, o que acontece é que o nosso astro-rei “cruza” o equador celeste, fazendo com que todas as regiões do planeta tenham 12 horas de dia e 12 de noite. Bem, tecnicamente falando, o dia terá alguns minutinhos a mais de duração do que a noite, uma vez que o nosso mundo leva 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos para completar uma volta ao redor da estrela.

2 – A variação orbital da Terra deverá afetar os equinócios no futuro

Falando em inclinação da Terra, além de girar sobre o próprio eixo, as forças gravitacionais exercidas pelo Sol e até pela Lua fazem com que o nosso planeta também “bamboleie” um pouco — e esse movimento deverá afetar os equinócios no futuro.

Inclinação da Terra(Wikimedia Commons/NASA)

Atualmente, a inclinação do eixo terrestre aponta para a Estrela Polar — ou Estrela do Norte —, situada na constelação Ursa Menor. Mas, segundo estimam os astrônomos, dentro de 12 mil anos, mais ou menos, a variação orbital fará com que o eixo aponte para outro astro, a estrela Vega, que fica na constelação de Lira. Esse “aponta pra cá, aponta pra lá”, aliás, é cíclico e se repete a cada 26 mil anos.

3 – Ele marca a chegada do Ano Novo Persa

Embora seja Equinócio de Outono no Hemisfério Sul, no Hemisfério Norte, hoje é o Equinócio de Primavera e, para mais ou menos 300 milhões de pessoas no mundo, também é o dia de celebrar o Nowruz, isto é, o Ano Novo do calendário Persa. A festividade é iniciada no primeiro dia do primeiro mês do calendário solar usado por vários países da Ásia Central — entre eles, o Irã, o Afeganistão, o Cazaquistão e o Azerbaijão — e tem 13 dias de duração.

Chahar Shanbe Sûri (Wikimedia Commons/Bertilvidet)

As celebrações começam com faxinas caprichadas em casa e, depois que a limpeza é finalizada, as famílias se reúnem para saborear banquetes e realizar uma porção de rituais tradicionais, como pintar ovos — que representam a fertilidade —, pular fogueiras (no que é conhecido como Chahar Shanbe Sûri e representa a ideia de renovação associada ao novo ano), e, no caso da criançada, sair batendo panelas de casa em casa para ganhar doces da vizinhança.

4 – E marca outras celebrações também

O equinócio que ocorre em março também é celebrado pelos seguidores do xintoísmo no Japão, que aproveitam a data para homenagear seus antepassados, enquanto que para os seguidores do budismo, é nesse dia que os espíritos dos mortos passam ao nirvana. Sem falar que era nessa ocasião que os maias realizavam, entre outros rituais, sacrifícios humanos em Chichen Itza.

Equinócio(Wikimedia Commons/Raphael)

Já para os seguidores do cristianismo, a Páscoa — que já está chegando — é celebrada no domingo que cai após a primeira lua cheia depois do dia 21 de março, ou seja, a data que os líderes das diferentes igrejas adotam como Equinócio Eclesiástico, uma vez que, como o equinócio astronômico pode cair nos dias 19, 20 ou 21 de março dependendo do ano, eles elegeram um dia específico para definir a data Páscoa para facilitar a vida de todo mundo.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: