17 exemplos de coisas que — quase — sempre confundem a galera

13/04/2018 às 06:313 min de leitura

Quem nunca se confundiu ou teve que pensar duas vezes antes de diferenciar concreto de cimento, jacaré de crocodilo, lhama de alpaca e navio de barco? Pois Giedrè, do site Bored Panda, compartilhou uma interessante lista repleta de exemplos desse tipo — e breves explicações que ajudam a distinguir uma coisa da outra —, e você pode conferir uma seleção a seguir:

1 – Estalactites x estalagmites

Estalactite e estalagmite(Bored Panda)

Essa é fácil, né? As estalactites são as formações que surgem nos tetos das cavernas, enquanto as estalagmites se formam no piso desses locais.

2 – Cimento x concreto

Cimento e concreto(Bored Panda)

Enquanto o cimento funciona como “liga” que endurece e se transforma em um elemento sólido, o concreto é feito a partir de uma mistura de areia, brita e... cimento.

3 – Emoji x Emoticon

Emoji e emoticon(Bored Panda)

Os emojis são desenhos de carinhas, enquanto os emoticons são representações criadas a partir de sequências de caracteres tipográficos.

4 – Barcos x navios

Barco e navio(Bored Panda)

Os barcos são embarcações com menos de 500 toneladas e que têm permissão para navegar em áreas mais restritas. Já os navios são aqueles com mais de 500 toneladas e podem operar em alto-mar e regiões oceânicas.

5 – Etnia x nacionalidade

Einia e nacionalidade(Bored Panda)

Pessoas com a mesma etnia são aquelas que compartilham as mesmas origens culturais, nacionais ou raciais, enquanto que a nacionalidade se refere ao direito de um indivíduo de "pertencer" a determinado país.

6 – Manteiga x margarina

Margarina e manteiga(Bored Panda)

Enquanto a manteiga é produzida a partir do leite, a margarina é feita a partir de óleo vegetal.

7 – Champagne x espumante

Champagne e espumante(Bored Panda)

O Champagne é a bebiba produzida na região de Champagne, na França, e os espumantes não são produzidos lá.

8 – Jacarés x crocodilos

Jacaré e crocodilo(Bored Panda)

Você sabia que os jacarés têm o focinho arredondado, enquanto os crocodilos os têm em forma de “V”?

9 – Huskies x malamutes

Husky e malamute(Bored Panda)

Enquanto os malamutes são originários do Alasca, nos EUA, os huskies são originários da Sibéria e regiões árticas e subárticas — e são mais rápidos e de duas a três vezes menores do que seus “irmãos” norte-americanos.

10 – Lhamas x alpacas

Lhama e alpaca(Bored Panda)

As lhamas têm orelhas mais longas e curvadas e suas cabeças são maiores do que as das alpacas, que também são menores em tamanho e têm orelhas mais curtas e com formato de lança.

11 – Cágados x tartarugas

Cágado e tartaruga(Bored Panda)

Os cágados passam a maior parte do tempo na água, enquanto as tartarugas são animais terrestres.

[Atualização] Com base em comentários que nossos leitores fizeram, nos demos conta de que a distinção oferecida pelo Bored Panda era muito vaga e decidimos incluir esta nota de esclarecimento: os cágados são quelônios que passam boa parte da vida em água doce e que contam com membranas entre os dígitos das patinhas, enquanto as tartarugas compreendem espécies marinhas, de água doce e as tartarugas terrestres que, aqui no Brasil, também são chamadas de jabutis. Valeu, galera! ;)

12 – Focas x leões-marinhos

Foca e leão-marinho(Bored Panda)

Além de as focas serem cobertas por pelagem, elas possuem garras longas e orifícios como ouvidos. Já os leões-marinhos têm garras mais curtas, uma pelagem menos abundante e pequenas orelhinhas.

13 – Labrador x Golden Retriever

Labrador e Golden Retriever(Bored Panda)

Os labradores têm focinhos medianos e vêm em três cores sólidas diferentes, os Golden tem pelagem caramelo claro e têm focinhos mais longos.

14 – Golfinhos x botos

Golfinho e boto(Bored Panda)

Os golfinhos são animais sociais, dotados de dentes cônicos e são maiores do que os botos, que são mais tímidos e têm dentes em forma de pá.

15 – Tatu x pangolim

Tatu e pangolim(Bored Panda)

Enquanto os corpos dos tatus ficam protegidos por uma armadura compostas por bandas, os corpos dos pangolins são cobertos por escamas afiadas em formato de folha.

16 – Abelhas x vespas

Abelha e vespa(Bored Panda)

As abelhas são animais polinizadores que vivem em colmeias feitas de cera e que contam com corpos alongados e mais redondinhos, enquanto as vespas são animais predadores que caçam quase toda classe de inseto, têm corpos longos e mais finos e vivem em “ninhos” com aparência de serem feitos de papel.

17 – Camundongos x ratos

Camundongo e rato(Bored Panda)

Os camundongos são roedores com tamanho equivalente ao de um pardalzinho, enquanto os ratos são bem maiores, podendo medir entre 18 e 25 centímetros de comprimento.

Quer ver mais uma porção de coisas que “parecem, mas não são”?  Confira as matérias que selecionamos para você a seguir:

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: