Estas 10 questões são usadas para medir o conhecimento dos americanos

29/05/2018 às 12:003 min de leitura

Você já deve ter visto aquelas matérias sobre qual porcentagem da população norte-americana sabe sobre o Sistema Solar, a respeito das vacinas ou com relação à radioatividade, certo? Pois uma das entidades que conduzem essas pesquisas nos EUA é a National Science Foundation — NSF — ou Fundação Nacional da Ciência, uma agência governamental que se dedica a promover a educação e a pesquisa em todas as áreas da Ciência e da Engenharia.

Pois Dave Mosher e Jenny Cheng, do site Business Insider, divulgaram um dos questionários que a NSF usa para medir o conhecimento que os norte-americanos têm em Ciência. A pesquisa é realizada a cada dois anos, e tem como objetivo mostrar ao Presidente dos EUA como a população do país está se saindo com relação ao desenvolvimento de conhecimentos científicos básicos.

Questionário

Garoto fazendo prova(ILA France)

As perguntas, como você poderá comprovar a seguir, são bem simples e, depois que a NSF obtém os resultados, eles são comparados aos de 11 países diferentes que conduziram exatamente o mesmo teste com uma amostragem de sua população. Responda às perguntas abaixo, confira as respostas logo em seguida e conte para a gente nos comentários quantas delas você acertou:

1 – O centro da Terra é incrivelmente quente. Falso ou verdadeiro?

2 – Os continentes não são estáticos, se encontram em movimento há milhões de anos e continuam a se mover de lugar. Falso ou verdadeiro?

3 – Escolha a opção correta:

A)     A Terra orbita ao redor do Sol.

B)      O Sol orbita ao redor da Terra.

4 – Toda a radioatividade que existe é produzida pelo homem. Falso ou verdadeiro?

5 – Os elétrons são menores do que os átomos. Falso ou verdadeiro?

6 – Os lasers funcionam focando ondas sonoras. Falso ou verdadeiro?

7 – O Universo se originou de uma imensa explosão. Falso ou verdadeiro?

8 – É o gene do pai que determina se o bebê será menino ou menina. Falso ou verdadeiro?

9 – Os antibióticos são capazes de matar vírus e bactérias. Falso ou verdadeiro?

10 – Os seres humanos, tal como os conhecemos hoje em dia, evoluíram a partir de antigas espécies de animais. Falso ou verdadeiro?

Respostas:

1 – Verdadeiro. Os cientistas estimam que as temperaturas no núcleo da Terra rondam os 5,5 mil graus Célsius, isto é, quase a mesma temperatura encontrada na superfície do Sol.

2 – Verdadeiro. De acordo com a tectônica de placas, as “crostas” continentais se movimentam e se regeneram constantemente sobre o manto terrestre.

3 – A opção correta é a A, e sabemos disso com certeza porque, basicamente, nós podemos ver como o posicionamento das estrelas muda com o passar do tempo.

4 – Falso. É possível detectar radiação natural em todas as partes, seja aqui na Terra, como no espaço. Inclusive é possível encontrar pequenas quantidades dela no solo, na água e na vegetação. Até as bananas são radioativas!

5 – Verdadeiro. Os elétrons são muito menos massivos do que os prótons e nêutrons — que, por sua vez, compõem os núcleos dos átomos.

Átomo(The Naked Scientists)

6 – Falso. Na verdade, os lasers funcionam concentrando ondas luminosas e não sonoras.

7 – Verdadeiro. Mas... Segundo o consenso atual, mais que surgir a partir de uma enorme explosão, o Universo “nasceu” a partir de um ponto de densidade infinita e sofreu uma imensa expansão que foi dando origem a tudo o que existe, como galáxias, estrelas, planetas etc. A esse evento se dá o nome de Big Bang.

8 – Verdadeiro. O sexo de uma pessoa é determinado por dois cromossomos, o X e o Y, e cada esperma carrega um deles. Se um espermatozoide carregando o cromossomo X fecundar o óvulo primeiro, o bebê será menina (XX), enquanto que se for um carregando o cromossomo Y, o bebê será menino (XY).

9 – Falso. Os antibióticos matam apenas bactérias e não vírus.

10 – Verdadeiro. Tanto fósseis descobertos, como estudos genéticos e outras pesquisas conduzidas ao longo do último século concluíram uma e outra vez que a evolução não só deu origem a diferentes espécies — incluindo a nossa —, como continua acontecendo e transformando novas gerações.

E aí, caro leitor, como você se saiu com as respostas? Mandou bem? Conte para a gente nos comentários!

*Para conferir os gráficos comparativos entre os resultados obtidos pelos norte-americanos e os habitantes de outros países, não deixe de acessar este link. 

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: