Você sabe como o estribo era usado em campos de batalha?

16/06/2018 às 06:002 min de leitura

Quando alguém fala sobre soluções tecnológicas, logo pensamos na popularização da internet ou dos smartphones, mas no século 13 o grande diferencial foi algo bem mais simples.

Do mesmo modo que as formações militares revolucionaram as batalhas na Antiguidade, a inclusão do estribo nas selas dos cavalos permitiu que os mongóis enfrentassem impérios que dominaram a Europa por séculos.

Registros arqueológicos mostram que o objeto já vinha sendo utilizado pelos mongóis desde o século 10, sempre confeccionado em metal. Além disso, eles possuíam uma habilidade ímpar quando em combate sobre o cavalo, e esse foi o grande diferencial em suas conquistas.

Vitória na “retirada”

Quando pensamos em uma batalha na Antiguidade, imaginamos os dois lados lutando em um campo. Quando um deles percebe que está em grande desvantagem, emite o alerta, e todos batem em retirada, fugindo e buscando abrigo. Pois era exatamente nesse momento que a tática do mongóis entrava em ação.

Utilizando os estribos como um apoio consistente, eles ganhavam mobilidade suficiente sobre o cavalo para atirar flechas em qualquer direção, inclusive para trás, e os exércitos europeus não estavam preparados para lidar com essa reação.

Dessa forma, eles se mantinham distantes dos soldados no solo, que iam atrás deles quando fingiam bater em retirada e acabavam se tornando alvos fáceis para os arqueiros montados.

Marco Polo testemunhou os guerreiros mongóis em ação, escrevendo que os cavaleiros “nunca permitiam a existência de uma batalha regular, mas se mantinham cavalgando pelo campo e atingindo o inimigo com flechas”.

Aliados a arqueiros de cobertura e cavalaria montada, os arqueiros montados, sob o comando de Genghis Khan, conseguiram grandes avanços territoriais, chegando próximo a Viena no período de algumas décadas, tudo graças a um simples aparato nas selas dos cavalos.

Não fosse por uma série de eventos que fizeram com que os mongóis retornassem para travar uma guerra contra a China, eles poderiam ter modificado os rumos da história ocidental. A própria Muralha da China é uma prova do quão temidos eles eram, pois recebeu extensas adições após generais chineses ficarem sabendo do estribo e de seu uso.

Mais ou menos como toda tecnologia, o estribo foi um grande diferencial na época, assim como as formações militares, mas teve seu tempo e se tornou obsoleto. Com a invenção de dispositivos que podem ser controlados remotamente, as guerras têm se parecido cada vez mais com um jogo de video game, e pequenos detalhes que fizeram toda a diferença no passado agora são meras curiosidades.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: