Descubra quais foram algumas das consequências da Primeira Guerra Mundial

30/07/2018 às 07:303 min de leitura

O ano de 2018 marca os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, conflito global que eclodiu em julho de 1914, contou com a participação de mais ou menos 70 milhões de soldados — de 30 países diferentes — e vitimou um número estimado em aproximadamente 40 milhões de pessoas, entre civis e militares.

Conflito global

Soldados em batalhaMilhões de vidas perdidas (Medium)

Nós do Mega Curioso já falamos em diversas ocasiões sobre esse sangrento evento histórico por aqui, e inclusive trouxemos um breve panorama sobre os fatores que acabaram por desencadear o início dos confrontos — você pode conferir a matéria completa através deste link. Pois o pessoal do site History On The Net publicou uma (educativa e bem objetiva) lista de consequências da Primeira Guerra Mundial e a gente aqui da redação achou interessante compartilhar com você. Veja a seguir:

1 – Um dos efeitos mais evidentes da Primeira Guerra Mundial foi que o conflito levou à queda de quatro impérios da época: o Russo, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Alemão.

2 – A Primeira Guerra Mundial também marcou o fim do colonialismo europeu — uma vez que as colônias europeias na África, Sul da Ásia e Oriente Médio iniciaram uma série de revoltas que culminaram na independência de várias delas.

Primeira Guerra MundialO conflitou mudou a a "cara" da guerra moderna (Politics and Strategies)

3 – O término do conflito também deu origem a movimentos nacionalistas na Europa. Aliás, com a queda das monarquias que mencionamos antes, os habitantes do velho continente acabaram por se tornar mais abertos a outras ideologias, como o socialismo, o comunismo e o fascismo — que triunfaram em vários países europeus, entre eles a Rússia, a Itália e a Alemanha.

4 – A Primeira Guerra Mundial mergulhou a Europa em uma profunda crise econômica — o que, por sua vez, abriu e caminho para que os Estados Unidos se tornassem não só líderes industriais, como financeiros no mundo, gerando uma guinada no equilíbrio econômico global.

Primeira Guerra MundialGrupo de soldados da Primeira Guerra Mundial (WW1 Facts)

5 – Vários países europeus foram fortemente afetados por um período de inflação galopante ao final da guerra e, entre os que mais sofreram estava a Alemanha que, além de sair perdedora do conflito e ter sua economia dilacerada, ainda recebeu a imposição de pagar por uma série de indenizações e compensações — definidas durante a Conferência de Paz de Paris.

6 – Como se a quantidade de baixas durante a Primeira Guerra Mundial não tivesse sido absurda o suficiente, a circulação de milhões de militares por todo o mundo ao final do conflito acabou por propiciar a disseminação da Gripe Espanhola e provocar outras 25 milhões de mortes.

7 – Uma porção de novas tecnologias bélicas surgiram durante a Primeira Guerra Mundial — como os tanques, os drones, as armas químicas etc. —, mudando a forma como as guerras são lutadas para sempre.

Soldados da Primeira Guerra Soldados da Primeira Guerra Mundial usando máscaras de proteção contra armas químicas (The National Interest)

8 – Mas uma consequência mais imediata foi que os métodos sangrentos empregados nas batalhas — e a quantidade de vidas perdidas em consequência deles — acabaram por gerar tensões e rancores entre os países que lutaram no conflito, sentimentos esses que contribuíram para a eclosão da Segunda Guerra Mundial poucas décadas depois.

9 – Outra consequência importante foi que, durante a guerra, com a ausência dos homens, muitas mulheres tiveram que assumir a administração dos negócios e, com a mecanização e a produção em massa, começaram a surgir novas leis que garantiam melhor condições de trabalho.

10 – Os horrores da Primeira Guerra Mundial tornaram evidente a necessidade de se criar um órgão internacional responsável por promover a paz e a segurança globais. Foi depois do conflito, portanto, que a Liga das Nações foi fundada — organização que acabou se dissolvendo na Segunda Guerra Mundial e transferindo suas responsabilidades para a ONU em 1946.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: