Confira 15 fatos divertidos — e totalmente aleatórios — sobre ovelhas!

01/08/2018 às 05:392 min de leitura

1 – Os registros arqueológicos indicam que as ovelhas foram domesticadas — para a obtenção de carne e lã, principalmente — por volta do ano 10 mil a.C.

2 – De acordo com as estimativas, atualmente existem por volta de 1,2 bilhão de ovelhas no mundo — com a maior quantidade delas (200 milhões, aproximadamente) vivendo na China.

Menino montando em ovelha(Giphy 1)

3 – Já na Nova Zelândia, país famoso por sua população de ovelhas, existem mais ou menos 7 animais para cada habitante.

4 – Outros locais com grandes quantidades de ovelhas em seus pastos territórios são o País de Gales, com 3 animais por habitante, as Ilhas Falkland, que pertencem ao Reino Unido, com 150 por habitante, e a Mongólia, que abriga 35 vezes mais ovelhas do que pessoas.

Rebanho de ovelhas(Giphy 2)

5 – Como você deve saber, as ovelhas estão entre os grandes produtores de metano. No entanto, um estudo apontou que quando esses animais consomem curry, a quantidade desse gás em suas flatulências pode ser reduzida em até 40%.

6 – As ovelhas são animais herbívoros que se alimentam principalmente de gramíneas e, para digerir e extrair os nutrientes necessários desse material, elas contam com sistema digestivo composto por quatro cavidades chamadas rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Ovelha ruminando(Giphy 3)

7 – Assim como acontece com outros ruminantes, a digestão as ovelhas começa no rúmen, câmara onde a parte fibrosa dos alimentos é decomposta e, depois, esse material vai para o retículo, onde é convertido em bolos. Essas porções, então, retornam à boca para serem novamente mastigadas — indo depois ao omaso, para que a água seja absorvida. Por último, o alimento vai para o abomaso, onde é submetido à ação das enzimas digestivas.

Ovelha feliz(Giphy 7)

8 – As ovelhas são capazes de reconhecer expressões faciais e realmente curtem quando alguém sorri para elas.

9 – Aliás, as ovelhas também são capazes de reconhecer pessoas específicas e inclusive umas às outras em fotografias.

Ovelha sacana(Giphy 4)

10 – Ademais, um estudo revelou que as ovelhas têm um campo de visão de aproximadamente 300 graus, o que significa que esses animais conseguem ver quando alguém (ou algo) se aproxima pelas costas sem ter que olhar para trás.

11 – Até 1934, existiam ovelhinhas pastando no Central Park, em Nova York. Elas foram retiradas de lá durante a Grande Depressão que atingiu os EUA, uma vez que havia o medo que os animais fossem roubados e virassem comida.

Ovelha brincando na neve(Giphy 5)

12 – Sabia que os “passageiros” do primeiro balão a levantar voo na História — no dia 19 de setembro de 1783 — foram um pato, um galo e uma ovelha?

13 – As ovelhas, assim como os cães e os bovinos, estão entre os animais que já foram observados cometendo suicídio.

Filhotes de ovelha(Giphy 6)

14 – O primeiro mamífero a ser clonado no mundo foi uma ovelha — a famosa Dolly, que foi clonada a partir de uma célula somática em 1996.

15 – Para finalizar, que tal esclarecer quem é quem nesse rebanho todo? As ovelhas são as fêmeas, os machos, os carneiros e os animais mais jovens, cordeiros.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: