Terra plana? Google Maps muda representação de zoom e mostra Terra redonda

03/08/2018 às 14:002 min de leitura

As últimas atualizações do Google Maps vêm priorizando os modelos menos bidimensionais e o mais novo update segue essa tendência, que deve frustrar os que acreditam que a Terra é plana: agora, ao fazer o zoom out para aumentar a possibilidade de navegação por lugares mais distante, o mapa mostra a Terra em forma de globo — e não sua versão achatada 2D de anteriormente. Vale destacar que isso só vale, pelo menos por enquanto, para computadores de mesa.

“Com o Modo Globo 3D ativado na versão desktop do Google Maps, a projeção do Groenlândia não fica mais do tamanho da África”, comunica a plataforma, no perfil do Twitter.

A companhia de Mountain View está se referindo ao fato de que é impossível representar a verdadeira área de diferentes regiões do planeta usando projeções planas. As projeções de Mercator são mais usadas para representar a forma correta dos países, porém, elas ampliam as regiões mais distantes da linha do Equador. Assim, a Groenlândia parece do tamanho da África.

Como sabemos, é muito menor — 836,3 mil milhas quadradas (ou 1,34 milhão de quilômetros quadrados), em comparação com 11,73 milhões de milhas quadradas (ou 18,87 milhões de quilômetros quadrados) da África. Isso fica bem claro no Google Maps agora, quando você gira de um lugar para outro.

A atualização do "Modo Globo 3D" não está disponível para o app de dispositivos móveis, mas funciona em todos os principais navegadores, incluindo ChromeEdge e Firefox, graças à biblioteca aberta de gráficos 3D WebGL. A mudança traz mapas mais alinhados com o Google Earth, que sempre apresentou o mundo desse ponto de vista.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Terra plana? Google Maps muda representação de zoom e mostra Terra redonda via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: