É verdade que as plantas ajudam a “purificar” o ar de nossas casas?

20/06/2019 às 18:422 min de leitura

Você alguma vez ouviu alguém dizer que ter plantinhas em casa pode ajudar a deixar o ar dos nossos lares mais “limpo”? No entanto, será que esse papo é verdade — e converter as nossas residências em pequenas florestinhas realmente faz alguma diferença? Pois, olhe, caro leitor, parece que essa história “procede”, sim, e existem determinadas espécies que podem ter maior influência do que outras!

Florestinhas caseiras

De acordo com Elizabeth Palermo, do site Live Science, não faltam por aí estudos que sugerem que ter plantas em casa pode ter ação benéfica sobre o ar que respiramos. Isso porque, como todos sabem, durante o processo de fotossíntese, elas absorvem a luz solar e os gases do ambiente — principalmente o dióxido de carbono — através de poros presentes em suas folhas e raízes para convertê-los em energia.

Plantas em casa(Bath Garden Center)

No entanto, as plantas não absorvem apenas o CO2. Pesquisas revelaram que elas também são capazes de capturar outros materiais do ambiente, como os COVs — compostos orgânicos voláteis. Entre os que podem ser encontrados em nossas residências, segundo Elizabeth, temos os benzenos, presentes em determinados plásticos, na fumaça de cigarro e em tecidos, por exemplo, bem como formaldeídos, que fazem parte da composição de materiais como detergentes, produtos de limpeza e alguns cosméticos.

Além desses compostos, existem outros materiais e poluentes que podem estar espalhados no ar que respiramos em nossas casas, e as plantas que mantemos em nossos lares podem ajudar a reduzir e até remover alguns deles. Mais especificamente, conforme mencionamos anteriormente, as plantas podem absorver esses materiais por meio das folhas e raízes, sem falar que os microrganismos na terrinha dos vasos também têm ação potencialmente neutralizadora.

Jardinagem em casa(Chicago Tribune/Lenny Gilmore)

As plantas mais indicadas para ajudar na purificação do ar de nossas casas são as que possuem muitas folhas verdinhas, como é o caso das samambaias, do Aloe vera, da espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), do lírio-da-paz (Spathiphyllum), da palmeira-de-jardim (Dypsis lutescens), da jiboia (Epipremnum aureum) e do clorofito (Chlorophytum comosum). E você, caro leitor, tem alguma dessas plantas em casa?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: