15 curiosidades fascinantes envolvendo idiomas e linguagens

28/09/2018 às 06:002 min de leitura

1 – Uma pesquisa conduzida pela organização One World Nations revelou que, atualmente, existem mais de 7 mil idiomas e dialetos em uso no mundo.

2 – Uma pessoa bilíngue pode apresentar dislexia em um dos idiomas que domina e não no outro.

3 – Estima-se que em Londres, na Inglaterra, que está entre as cidades com a maior diversidade cultural do mundo, se fale mais de 300 línguas.

4 – Já na Europa, os linguistas estimam que exista por volta de 225 idiomas e dialetos nativos ainda em uso no continente.

Ilustração colorida(Study Break)

5 – Ainda sobre os europeus, um levantamento apontou que 44% da população falam apenas o seu idioma nativo.

6 – Sabia que o Sueco só passou a ser considerado como idioma oficial da Suécia em 2009?

7 – Uma das últimas linguagens a se tornar extinta no mundo foi a Nuchatlaht, usada na Columbia Britânica. No Canadá. O último “falante” desse dialeto era um homem chamado Alban Michael — e ele faleceu em 2016.

8 – Ainda sobre idiomas extintos, um deles, o Ubykh — que foi falado na região do Cáucaso até o início da década de 90 —, detém o recorde de língua com o maior número de consoantes do mundo: 83 para apenas 2 vogais!

Palavras estrangeiras(Learn English)

9 – O Esperanto é a única língua que não possui verbos irregulares. Aliás, no Português, a lista é de 291 verbos, enquanto que no Espanhol e no Alemão, o número ronda os 700. Porém, isso não é nada perto do Francês, que soma 2.238 verbos irregulares.

10 – Voltando ao Esperanto, ela consiste em uma língua internacional desenvolvida no século 19 de forma a ter uma gramática perfeitamente regular. A estimativa é de que mais ou menos 2 milhões de pessoas falem esse idioma no mundo.

11 – Sabia que na Tailândia existe um vocabulário específico que é usado exclusivamente quando alguém vai falar com o Rei?

12 – O caixa eletrônico que existe no Vaticano permite que usuários selecionem o Latim para realizar suas transações bancárias.

Diálogos em várias línguas(Telc)

13 – Apesar de o Hebraico ter “morrido” entre o século 3 e 5, mais ou menos, o idioma foi resgatado durante o século 19, na Alemanha, e, hoje, aproximadamente 9 milhões de pessoas falam a língua.

14 – Novamente no assunto de línguas extintas — ou em risco de extinção —, há alguns anos, o Ayapaneco, falado apenas por Manuel Segovia e Isidro Velazquez, dois habitantes do vilarejo de Ayapa, no México, virou notícia porque a dupla, que não se falava há décadas, resolveu fazer as pazes para não deixar sua língua morrer.

15 – E, para finalizar a lista de curiosidades, sabia que, em Tailandês, “hahaha” significa “555”?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: