Veja 10 truques fáceis de fazer no Photoshop

19/10/2018 às 13:304 min de leitura

Adobe Photoshop transformou a maneira como vemos o universo da fotografia e revolucionou os principais conceitos de fotografia. Foi com ele que nasceu o conceito de tratamento de imagem e, quando bem utilizado, este software pode ser uma verdadeira mão na roda para diferentes tipos de imagem - tanto para otimizar aspectos das publicitárias e comerciais, quanto para tornar mais profissionais os retratos e registros de momentos pessoais.

O grande problema é que muitos usuários do programa não conhecem os recursos disponíveis e não sabem utilizá-los. Existem também, claro, aqueles a quem falta um pouquinho de bom senso! Mas o Photoshop pode ser incrivelmente fácil de usar quando se conhecem os caminhos para chegar a cada resultado desejado.

Que tal conhecer um pouquinho mais das ferramentas e possibilidades que o Photoshop oferece? Veja a seguir alguns truques e tutoriais para usar o programa como um verdadeiro mestre da edição e ajudar a fazer seus cliques serem um verdadeiro sucesso no Instagram.

Tenha acesso a todos os softwares da Adobe através do Creative Cloud.

1. Como fazer edições rápidas no Photoshop?

Para começar, que tal algumas correções mais básicas e necessárias para o dia a dia? As edições mais simples, aquelas que precisamos para deixar no tamanho certo, recortar ou reduzir uma foto muito grande e postá-la na internet, alterar o formato de um arquivo de imagem e alterações similares.

Tudo isso é bem fácil usando o Photoshop e acessando os controles principais do programa.

Além disso, com a ferramenta de seleção certa, você também consegue selecionar um determinado elemento da imagem e isolá-lo dos demais. Para isso, é só escolher a varinha mágica ou o laço e selecionar cuidadosamente a área que você deseja recortar, isolar ou realizar qualquer outra mudança. Uma dica importante é usar as camadas para garantir que sua seleção não será perdida durante o processo.

Veja aqui o passo a passo de como usar a varinha mágica e o laço no Photoshop.

2. Usar e criar texturas no Photoshop: mais fácil do que você imagina!

Aplicando padrões que já existem no software, é possível estilizar imagens, criar fundos diferentes e originais e usar a criatividade para elaborar temas e backgrounds para apresentações de Power Point exclusivas, por exemplo.

Clique aqui e veja com o é fácil!

3. Usando o Photoshop para criar sombras

Outra funcionalidade ímpar do Photoshop é a de criar sombras para objetos e pessoas. É extremamente útil para casos em que você quer tornar sua edição ainda mais cuidadosa e garantir um aspecto mais profissional para as suas fotos ou artes.

Existem vários formatos de aplicação das sombras. Elas podem ser feitas com um simples jogo de camas, compondo sombras de corpo e preenchimento, e também podem ser construídas usando as formas também já prontas do programa, quando o preenchimento de silhueta não é possível.

Veja aqui como criar sombras usando o Photoshop é incrivelmente fácil!

4. Como limpar a pele com o Photoshop? Tem também!

A Lei de Murphy não ajuda muito e, às vezes, a pele está maravilhosa a semana inteira, mas bem no dia que você vai encontrar os amigos e fazer fotos legais, o rosto amanhece cheio de espinhas. Muita gente não se incomoda e, embora não haja nada de errado com elas, há quem prefira fazer sempre uma boa limpeza na pele para remover a acne e as manchas da pele na hora de finalizar a foto.

Há também duas formas mais comumente utilizadas para fazer este tipo de edição: a Ferramenta de Correção (Patch tool) e o Carimbo.

Aqui neste texto a gente detalha como usar as duas ferramentas para limpar a pele e remover acnes e manchas de pele usando o Photoshop.

5. Trocar rostos também é possível!

Sabe aquela brincadeira que popularizou em um dos filtros do Snapchat? O Photoshop já permitia fazer algo similar e de um jeito bem mais profissional há bem mais tempo!

Mas, para isso, você precisa conhecer bem as utilidades de cada ferramenta do programa! E, se você acha que é difícil, saiba que em apenas alguns passos você vai conseguir transplantar um rosto de uma foto para outra!

Trabalhando com diferentes camadas, usando as ferramentas de seleção que mencionamos lá item 1 deste texto e equilibrando aspectos como o brilho e a saturação, o resultado pode ser excelente!

A gente ensina o passo a passo aqui e se você prefere acompanhar o guia em vídeo, ele está disponível neste link!

6. Criar seu próprio GIF

Não é magia, é tecnologia! Estamos vivendo o grande momento dos gifs e imagens animadas e você não pode ficar fora dessa. Mas, mais do que tudo, você pode criar seu próprio gif usando o Photoshop!

Usando a ferramenta de scripts e tendo em fácil acesso as fotos que você quer usar para montar uma sequência de movimento, não é difícil. Veja aqui o passo a passo para montar um GIF via Adobe Photoshop.

7. Como transformar uma foto em desenho usando o Photoshop

Os efeitos que permitem estilizar uma imagem, trazendo toda uma nova linguagem para a mesma, são algumas das ferramentas mais divertidas para brincar no Photoshop.

Uma das possibilidades abertas pelo programa é a de selecionar uma foto qualquer e transformá-la em desenho, como se fosse apenas um traçado.

Quer saber como fazer? Veja aqui!

E este é apenas um dos filtros possíveis dentro deste editor de imagens. Ele oferece ainda uma série de outros que permitem usar a criatividade e ir longe na brincadeira.

O TecMundo compilou alguns dos principais filtros do Photoshop, aqui nesse texto você pode ver qual a diferença entre eles e o resultado da aplicação de cada um!

8. Crie seu próprio carimbo!

Se você sonha em ter um carimbo com seu nome e telefone para colocar nos seus livros - aqueles que você empresta e nunca voltam, sabe? - ou para referenciar nomes e cargos em uma empresa, você mesmo pode criar um desenho para depois mandar fabricar!

A gente já ensinou a fazer isso aqui!

9. Controles para dar aspectos mais profissionais às imagens

Equilibrar o brilho, a saturação, os níveis de cor e sombra, etc. Alguns pontos de regulagem da câmera que não foram muito bem ajustados podem ser corrigidos depois que a foto já está feita, para tornar a imagem muito mais profissional ou ficar com aquele tom de conceitual que muita gente adora e que faz sucesso no Instagram.

Você consegue estes efeitos estilizados aplicando alguns filtros, mexendo no contraste e na saturação, por exemplo. Veja seis técnicas simples aqui!

10. Como clarear os dentes usando o Photoshop?

Você até que queria ter dentes brancos, mas como viver sem café, chocolate e macarrão com molho vermelho? A solução é fazer o famoso clareamento virtual mesmo, então ainda bem que existe o Photoshop.

Usando os filtros do programa, mais especificamente o Pincel de Ajustes do menu de efeitos, você consegue facilmente fazer essa mudança. É rápido e fácil, confira o tutorial aqui!

***

Gostou das dicas? Agora vai ser simples fazer aquela trollada divertida com quem pedir ajuda para melhorar sua selfie!

Ficou interessado em adquirir o Adobe Photoshop? Confira aqui as melhores ofertas ou experimente a versão de teste.

A gama de possibilidades que o Adobe Photoshop é infinita e embora boa parte dos recursos seja simples para quem gosta de ser autodidata e explorar o programa sozinho, muita gente fica com algumas dúvidas sobre como tornar as edições mais profissionais. Até por isso, a própria Adobe criou um canal no YouTube onde compartilha dicas e truques de edição, vale conferir!

Veja 10 truques fáceis de fazer no Photoshop via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: