5 curiosidades que podem mudar o que você sabe sobre a História

26/11/2018 às 12:002 min de leitura

A gente aprende diversas coisas na escola, mas, ao longo do tempo, até mesmo alguns fatos consolidados acabam se mostrando uma verdadeira furada. Confira, abaixo, alguns mitos que a humanidade sempre acreditou, mas que já se mostraram irreais:

1. A peste negra foi espalhada por ratos?

Por muito tempo, acreditou-se que foram os ratos que ajudaram a espalhar a peste negra por toda a Europa na Idade Média. Porém, pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, mostraram que o mais correto é acreditar que foi o próprio movimento dos homens que ajudou a espalhar a epidemia. Pulgas e piolhos eram os principais responsáveis pela transmissão, sendo que eles preferem os humanos aos ratos ou outros animais.

rato

2. Cleópatra tinha ascendência grega

Por mais que tenha nascido em Alexandria, a mais famosa rainha egípcia tinha sangue grego nas veias. Sua linhagem começou com o macedônio Ptolomeu I, um dos generais de Alexandre, o Grande, cerca de 300 anos antes de Cleópatra nascer. Ptolomeu herdou o governo do Egito quando Alexandre morreu.

cleópatra

3. As bruxas de Salem foram enforcadas

Na Europa medieval, a perseguição contra supostas bruxas frequentemente acabava com incinerações em vias públicas. Nas Américas, a história da condenação de mulheres por bruxaria em Salem é uma das mais famosas. Porém, muita gente pensa até hoje que elas foram queimadas, sendo que, na verdade, foram enforcadas.

bruxa de salem

4. Benjamin Franklin não inventou a eletricidade

No século XVIII, já se sabia muito sobre eletricidade quando Benjamin Franklin sugeriu a hipótese de que ela e os raios teriam a mesma natureza. Depois, ele fez experimentos comprovando sua teoria. Quando Joseph Priestley escreveu um relatório, 15 anos depois, dizendo que Franklin havia descoberta da natureza da eletricidade, entrou para a história a ideia de que ele havia inventado a eletricidade – algo que o próprio Franklin já havia negado.

benjamin franklin

5. Albert Einstein foi chamado para ser presidente de Israel

O químico bielorrusso Chaim Weizmann foi o 1º presidente de Israel, tendo governado o país entre 1949 e 1952, quando faleceu. Para substitui-lo, o primeiro-ministro do país, David Ben-Gurion convocou os embaixadores do Ministério das Relações Exterior para procurar um candidato fora de Israel. Foi então que o nome do alemão Albert Einstein surgiu na parada, mas o cientista recusou a oferta por querer se dedicar às suas pesquisas.

einstein

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: