Drops Históricos #41: Sua dose semanal de História aqui no Mega

07/01/2019 às 07:033 min de leitura

Passadas as festas de fim de ano, é hora de retomar o ritmo normal e fazer 2019 começar a andar. Ou, assim como a história que abre a coluna de número 41 dos nossos Drops Históricos, deixar o vento nos levar até nossas próximas conquistas. Ao menos foi isso que fizeram dois balconistas franceses e americanos quando fizeram a primeira travessia aérea por um importante canal marítimo da Europa. Você consegue saber qual?

Nessa semana, você confere ainda dois momentos determinantes para a consolidação do Brasil que temos hoje, além de acompanhar um inusitado fato envolvendo alienígenas – supostamente! Chega mais para ler a coluna desta semana!

07 de Janeiro

1785: Primeira travessia de balão sobre o Canal da Mancha

No começo do ano de 1785, o francês Jean-Pierre Blanchard e o americano John Jeffries viajaram de Dover, na Inglaterra, até Calais, na França em um balão de gás.
Eram quase 13h quando eles levantaram voo para uma jornada que durou cerca de duas horas e meia e tornou os dois as primeiras pessoas a cruzar o Canal da Mancha pelo ar.

Em um balão de cerca de 8 metros de diâmetro capaz de suportar duas pessoas, eles cruzaram a uma baixa altitude, de forma que foram uma verdadeira atração na região.

08 de Janeiro

1981: OVNI é avistado na França

O século 20 foi marcado por uma série de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados. Embora eles tenham sido mais comuns nos anos 50 e 60, relatos de aparições de misteriosas luzes e de objetos que só podiam ser naves de seres de outros planetas continuaram ocorrendo por décadas.

Em 08 de Janeiro de 1981, um fazendeiro da região de Trans-em-Provence, na França relatou e tentou documentar um objeto voador estacionado em seu próprio quintal.

No final da tarde, Renato Nicolai, de 55 anos, avistou um disco voador com cerca de 50 metros de diâmetro flutuando sobre a terra. Ao se aproximar do local, no entanto, o objeto decolou e desapareceu de vista, deixando para trás no entanto um círculo que demarcou o espaço onde havia pousado.

A história até hoje não foi muito bem explicada, já que, depois de analisar o solo e a vegetação da área, as autoridades francesas disseram que o solo havia sido comprimido por uma pressão de entre 4 e 5 toneladas e aquecido entre 300 e 600 graus, incompatíveis com veículos de teste que estavam em uso na época.

09 de Janeiro

1822: Dia do Fico

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico"

Você certamente já deve ter ouvido essa frase antes em uma aula de História. A célebre sentença foi dita por D. Pedro de Alcântara, herdeiro da coroa portuguesa e então regente do Brasil, para manifestar sua decisão de não retornar a Portugal, junto ao restante da corte que deixava as terras brasileiras. A frase e o gesto do jovem príncipe foram um passo importante rumo à independência do país, que ocorreu em setembro daquele mesmo ano.

10 de Janeiro

1939: Criação do Parque Nacional do Iguaçu

A região no entorno das Cataratas do Iguaçu encanta os visitantes desde o século 16, pouco depois do descobrimento do Brasil. No século 19, surgiram as primeiras propostas de transformar a área em um espaço de turismo natural aberto à visitação da população, feitas pelo engenheiro André Rebouças para o imperador Dom Pedro II. Em 1916, depois de uma visita do aviador Santos Dumont, que ficou impressionado com a beleza do lugar, o governador do Paraná à época, Afonso Camargo, desapropriou a área, tornando-a propriedade do Estado.

Em 1930, tiveram início os trabalhos para a construção do parque, finalmente inaugurado em 1939, contendo em sua extensão mais de 2 mil espécies de plantas e 400 aves.

11 de Janeiro

1886: Primeiro campeonato mundial de xadrez

O Xadrez já era um esporte bastante apreciado no século 19 quando foi realizado aquele que é considerado oficialmente o primeiro torneio de enxadristas do mundo. Iniciado às 14h do dia 11 de janeiro de 1886, no Cartiers Academy Hall, em Nova Iorque, o torneio foi realizado ainda em Saint Louis. A partida foi intensa e o torneio mais ainda. Só terminou em 29 de março, tendo como campeão Wilhelm Steinitz, um dos maiores enxadristas de todos os tempos, sobre Johannes Zukertort.

12 de Janeiro

1998: Clonagem humana é proibida

Não é como se antes disso ela fosse permitida, não é mesmo? Mas foi nesse dia, pouco mais de 20 anos atrás, que 19 países europeus entraram em consenso com relação a este tema polêmico.

Na ocasião, o mundo estava curiosíssimo com relação ao tema, especialmente depois que a ovelha Dolly se tornou a primeira clone animal feita a partir de uma célula adulta.

A possibilidade de o mesmo acontecer com um ser humano aguçava a curiosidade, mas também assustava a população.

Na época, o parlamento europeu se reuniu para avaliar a questão e decidiu que, na Europa, a clonagem humana não seria permitida – status que permanece até hoje. 

13 de Janeiro

1750: Tratado de Madri

À época das grandes navegações, foi o tratado de Madri o documento que ajudou a definir boa parte das terras que atualmente são brasileiras. Firmado na capital espanhola, entre D. João V e D. Fernando VI, ele tinha como finalidade determinar o que seria colônia portuguesa e o que seria espanhola, de forma que as disputas entre os países europeus por território cessassem de vez.

Até então, o que estava em vigor era o Tratado de Tordesilhas, porém os limites estipulados então já não eram mais respeitados. A mudança fez com que o mapa brasileiro ficasse muito parecido com o que é atualmente, salvo algumas alterações.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: