10 eventos que estão completando 50 anos em 2019

25/01/2019 às 12:003 min de leitura

O ano de 1969 começou em uma quarta-feira e parecia que seria apenas mais um da agitada década de 60, que viu a contracultura tomar conta. No Brasil e no mundo, diversos acontecimentos marcaram esse ano de forma gigantesca. Duvida? Então relembre 10 fatos que completam 50 anos em 2019:

1. Chegada do homem à Lua

Em 21 de julho de 1969, apenas 5 dias após deixar a Terra a bordo da Apollo 11, Neil Armstrong soltou uma das frases do século, ao pisar na Lua: “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”. Era a primeira vez que um ser humano realizava tal façanha.

2. Monty Python's Flying Circus

Em outubro de 1969, a BBC levou ao ar uma das séries mais importantes para a comédia mundial: Monty Python's Flying Circus. Os artistas Graham Chapman, Eric Idle, John Cleese, Terry Jones, Terry Gilliam e Michael Palin se reuniram em um programa de esquetes que criticava o modo de ser britânico apelando para muito humor nonsense e surrealismo visual.

3. A internet

Os “pedidos de comentários”, ou RFCs, da sigla em inglês, foram publicados em 7 de abril de 1969, dando origem àquilo que hoje chamamos de internet. Por ser apenas um início, alguns consideram que, na verdade, a internet só tomou forma a partir da década de 1980.

4. Milésimo gol do Pelé

Em novembro de 1969, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, atingiu a marca histórica de mil gols em pleno Maracanã, para um público de mais de 65 mil pagantes. Foi um gol de pênalti aos 33 minutos do segundo tempo, que deu a vitória ao Santos por 2 a 1 contra o Vasco da Gama.

5. “Space Oddity”

Uma das músicas mais importantes do século XX, “Space Oddity”, de David Bowie, foi lançada em 11 de julho de 1969, apenas 10 dias antes de a Apollo 11 começar sua jornada à Lua. Ela fazia parte do segundo álbum de Bowie e ajudou a catapultar a sua carreira.

6. A GAP

A primeira loja da GAP abriu em São Francisco, nos Estados Unidos, em agosto de 1969. Na época, o estabelecimento vendia apenas jeans da Levi's e discos de vinil. Com o tempo, passou a se tornar o conglomerado que conhecemos hoje em dia.

7. “Jornal Nacional”

O telejornal mais assistido do Brasil, atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos, completará 50 anos no dia 1º de setembro. Nessas 5 décadas, passou por diversas fases e marcou o jornalismo do país.

8. Vila Sésamo

Entre 1972 e 1977, os brasileiros puderam acompanhar a Vila Sésamo na TV Cultura e na Rede Globo. Essa era uma versão tupiniquim do programa de mesmo nome lançado nos Estados Unidos em novembro de 1969, que virou sucesso mundial e rende esquetes até os dias de hoje.

9. “Uma Lagarta Muito Comilona”

O livrinho infantil “Uma Lagarta Muito Comilona”, traduzido para mais de 60 línguas, foi lançado em junho de 1969. O autor Eric Carle conta a história de uma lagarta que chega a comer a página de seu próprio livro! Alguns viram uma parábola católica na história, enquanto outros acreditam se tratar de um incentivo ao capitalismo. O certo é que já foram vendidas mais de 30 milhões de cópias nestes 50 anos!

10. “As Curvas da Estrada de Santos”

Roberto Carlos é o Rei da nossa música e, em 1969, lançou um de seus maiores hits: “As Curvas da Estrada de Santos”. Essa foi a canção mais tocada no Brasil naquele ano.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: