Drops Históricos #45: Sua dose semanal de História aqui no Mega

04/02/2019 às 06:003 min de leitura

Quase 1 década atrás, quando você criou sua primeira conta no Facebook, dando o primeiro passo para deixar o Orkut para trás, você não sabia, mas estava fazendo história. Agora, essa rede social que por anos nos fez sentir jovens completa 15 anos desde a sua criação. E você aí, achando que o tempo passa devagar!

Agora, se isso faz você se sentir um ancião, imagine a situação da Rainha Elizabeth II, que já viveu mais de 6 décadas desde o dia em que o falecimento do Rei George fez dela a rainha da Inglaterra! É, o tempo passa voando mesmo!

Embarque na leitura com a gente para conferir esses e outros fatos passados nesta semana, na coluna de número 45 dos Drops Históricos!

4 de fevereiro

2004: Fundação do Facebook

Sim, já é História! Em 2004, Mark Zuckerberg fundava o Facebook, quando ainda era um aluno na Universidade de Harvard, aos 19 anos.

Foto: Reprodução/Brian Solis

Há toda uma história por trás de como a rede social foi, de fato, fundada  envolvendo vários processos judiciais, inclusive —, mas a história oficial é a de que três veteranos da universidade, Cameron e Tyler Winklevoss e Divya Narendra, criaram entre 2002 e 2003 um site chamado HarvardConnections.com, com a proposta de conectar os estudantes e permitir que alunos de toda a universidade se conhecessem.

Zuckerberg deveria ser a pessoa a programar o site, mas ele teria se apropriado do conceito e feito o Facebook ao invés disso. Por mais nebulosa que seja a ideia, o que ele criou sem dúvidas ultrapassou as mais distantes expectativas dos estudantes — e dele próprio!

5 de fevereiro

1852: Inauguração do Novo Museu do Hermitage

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Às margens do rio Neva, na cidade russa de São Petersburgo, está aquele que é um dos maiores e mais importantes museus de arte de todo o mundo. Com uma coleção de dar inveja, composta por obras que transitam entre os séculos e estilos, o Hermitage foi inaugurado oficialmente em 5 de fevereiro de 1852. No entanto, seu acervo começou a ser reunido quase 1 século antes, quando a Rainha Catarina fez sua aquisição de um pequeno conjunto de obras, dando o pontapé inicial ao que depois seria uma coleção com mais de 3 milhões de peças.

No início da década de 1842, o Imperador Nicholas I convidou um arquiteto chamado Leon von Klenze para criar uma nova entrada pública e extensão para o Hermitage Museum. Assim começou a ser construído o Novo Hermitage, que hoje tem dez prédios!

6 de fevereiro

1952: Elizabeth II torna-se rainha da Inglaterra

Foto: Reprodução/Press Association

Com vocês, sua alteza real, Rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história da Coroa britânica. Apesar de carregar esse título há mais de 75 anos, nem mesmo a própria senhora hoje com seus quase 93 anos de vida acreditou quando precisou assumir essa posição, em 1952.

No dia 6 de fevereiro daquele ano, a jovem então com apenas 26 anos de vida se viu obrigada a ocupar o cargo de rainha reinante do Reino Unido e de outros reinos da Comunidade de Nações, após a morte de seu pai, Jorge VI. A história toda é contada na série "The Crown".

7 de fevereiro

1992: É criada a União Europeia

Nesse dia, foi assinado oficialmente o Tratado de Maastricht, documento que tornou oficial a criação de um bloco econômico entre países da Europa, garantindo uma série de benefícios aos moradores das nações envolvidas — que vão de integração econômica, com a adoção de uma moeda comum, o euro, à livre circulação de pessoas através de suas fronteiras.

Hoje com 28 países, a União Europeia contava com apenas 6 no dia em que o tratado foi assinado: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Em plena Guerra Fria, o continente buscava união em prol da evolução coletiva, e o acordo serviu de exemplo para outros blocos econômicos do tipo, como o próprio Mercosul, da América do Sul.

8 de fevereiro

1969: Queda do meteorito Allende no México

Foi em um estado chamado Chihuahua que, 50 anos atrás, ocorreu a queda de um meteorito considerado o maior de todos os que já caíram na Terra do tipo condrito, como é conhecido o meteorito primitivo. Testemunhado por milhares de pessoas e chegando como uma bola de fogo, o meteorito Allende, como foi batizado, ajudou os cientistas mexicanos a identificarem uma nova variante de óxido de titânio, que ficou conhecida como Panguita.

Com uma massa calculada de 2 toneladas, o Allende deixou uma cratera de 50 km² no local da queda, no Norte do México.

9 de fevereiro

1895: Criação do voleibol

No final do século 19, William G. Morgan mirou no mintonette, mas acertou no voleibol. O chefe do departamento de educação física da Universidade de YMCA queria criar um esporte que fosse parecido com o Badminton, mas tivesse algumas características diferentes, trazendo referências do handebol, do tênis e do basquete, mas sem ser tão cansativo quanto os três.

E assim nasceu um jogo chamado mintonette — em derivação do próprio nome badminton —, que logo mais passou a ser chamado de voleibol. 

10 de fevereiro

1994: Criação da Agência Espacial Brasileira

Foto: Reprodução/AEB

Embora o programa espacial brasileiro tenha sido inaugurado na década de 40 com a criação do Ministério da Aeronáutica, a Agência Espacial Brasileira, por sua vez, é uma jovem com apenas 25 anos de vida. Ela foi criada em 1994 para estabelecer diretrizes para os projetos espaciais brasileiros sob orientação da Presidência da República, uma vez que as atividades realizadas até então com relação a esforços de aeronáutica e exploração espacial estavam subordinados ao Exército e às Forças Armadas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: