Você ficou sabendo da tumba contendo 50 múmias que foi descoberta no Egito?

06/02/2019 às 11:003 min de leitura

O ano nem bem começou e eis que já temos notícias interessantes sobre descobertas arqueológicas para compartilhar! De acordo com um anúncio feito por Mostafa Waziri, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, uma equipe de arqueólogos não se deparou com 1, nem com 2 ou com 10 múmias, mas com 50 delas – todas sepultadas em tumbas que os pesquisadores estimaram ter pelo menos 2 mil anos de antiguidade.

(The Guardian/ AFP/Getty Images/Mohamed El-Shahed)

Múmias e mais múmias

Os corpos foram descobertos em 4 câmaras mortuárias localizadas a 9 metros de profundidade em um sítio arqueológico chamado Tuna el-Gebel, situado em Minya, no sul do Cairo, por uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa para Estudos Arqueológicos da Universidade de Minya.

(BBC/AFP)

Segundo revelou Waziri, os arqueólogos encontraram corpos embalados em linho, assim como cadáveres no interior de caixões de pedra e sarcófagos de madeira – e, das 50 múmias descobertas, 12 são de crianças. Com relação à “idade” das tumbas, ela foi determinada em pelo menos 2 milênios após uma análise preliminar das técnicas usadas na preservação dos cadáveres indicar que as múmias são da Era Ptolomaica, ou seja, de um período que se deu entre os anos de 323 e 30 a.C.

(BBC/AFP)

O exame das técnicas de mumificação também sugeriu que as múmias provavelmente eram pessoas de prestígio na época, mas os arqueólogos não encontraram hieróglifos com qualquer indicação sobre a identidade dos corpos. No entanto, as explorações nas tumbas, assim como estudos nas múmias devem prosseguir, portanto, pode ser tenhamos novidades vindo por aí em breve. Até lá, confira mais imagens da descoberta a seguir:

(BBC/AFP)

(BBC/AFP)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: