Engenheira da Google quebra recorde com cálculo inédito no Dia do Pi

16/03/2019 às 06:002 min de leitura

Em um projeto que levou quatro meses para ser concluído, a engenheira e pesquisadora googler Emma Haruka Iwao calculou o π (Pi) para 31,4 trilhões de dígitos, estabelecendo um novo recorde mundial no Google Cloud. Esta é a primeira vez que o registro foi quebrado usando a computação em nuvem. Calcular π no Google Cloud sem falhas é um marco significativo que demonstra a confiabilidade e a disponibilidade da infraestrutura em nuvem.

Historicamente, um dos maiores desafios do cálculo do π é a necessidade de muito armazenamento – 170 terabytes – para uma operação como essa

O anúncio da conclusão bem-sucedida do cálculo de π para 31,4 trilhões (31.415.926.535.897 para ser exato ou π * 10 ^ 13) é feito na comemoração do Dia do π, hoje, 14 de março. São nove trilhões de dígitos a mais que o recorde anterior de Peter Trueb, batido em novembro de 2016.

Quebrando o recorde com a nuvem

A solução utilizada para esta conquista foi o Google Compute Engine. Emma executou o y-cruncher (que é considerado um programa de referência em π) em máquinas virtuais gerenciadas no Google Cloud Platform (GCP). O programa foi executado continuamente por quatro meses com alta confiabilidade – sem desligamentos inesperados ou interrupções na infraestrutura.

Se você desenhar um círculo no seu computador, se você quiser criar renderizações em 3D, toda vez que você olhar para o mostrador do seu relógio, o π estará lá

Historicamente, um dos maiores desafios do cálculo do π é a necessidade de muito armazenamento – 170 terabytes – para uma operação como essa. Com a nuvem, foi possível executar um número ilimitado de máquinas virtuais no GCP. O programa leu e escreveu 9 e 8 petabytes de dados, respectivamente, durante os quatro meses.

“Eu tive uma conexão com π durante toda a minha vida. Primeiro, quis calcular π quando tinha 12 anos, muito antes de saber muito sobre matemática. Quando ganhei acesso à internet, em 1995, consegui baixar um programa que me ajudou a calcular um milhão de dígitos”, conta Emma. Segundo a engenheira, no Google ela teve acesso aos poderosos recursos de computação que precisava para finalmente enfrentar o desafio e executar o programa de computador necessário para quebrar o recorde.

A evolução do cálculo do π

Em sua forma mais básica, o π é usado para encontrar a área ou circunferência de qualquer objeto redondo. Mas π não é só para cientistas e matemáticos – se você desenhar um círculo no seu computador, se você quiser criar renderizações em 3D, toda vez que você olhar para o mostrador do seu relógio, o π estará lá. Além disso, o π é usado como referência para as máquinas mais rápidas e confiáveis do mundo.

O cálculo dos dígitos do π evoluiu para uma competição significativa – desde 2009, os engenheiros usaram computadores para calcular trilhões de dígitos

A corrida para calcular o π acontece desde 2.000 a.C., durante a era dos antigos babilônios. Antes dos computadores, o mais longe que alcançaram foram 1 mil dígitos – calculado à mão.

A disputa acelerou desde 1949, quando o primeiro computador foi usado para calcular π, resultando em 2 mil dígitos. Na comunidade matemática, o cálculo dos dígitos do π evoluiu para uma competição significativa – desde 2009, os engenheiros usaram computadores para calcular trilhões de dígitos.

Agora, com o anúncio, Emma é a primeira a quebrar o recorde mundial de cálculo de π usando a nuvem.

Engenheira da Google quebra recorde com cálculo inédito no Dia do Pi via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: