O mundo é enorme e é impossível sabermos como todo mundo fala em cada pedacinho de terra que habitamos. Já é difícil quando viajamos de um lugar do sudeste para o nordeste, por exemplo, dentro do Brasil, mas ainda assim o linguajar, sotaque e gírias mudam completamente, e vice-e-versa. Imagina então sair daqui e ir para outro país!

Para estreitar essa ligação, o ex-engenheiro de software da Microsoft David Ding criou um site chamado Localingual, que permite que você escute frases e expressões em geral, faladas por pessoas de cada região do mundo.

(Fonte: Pexels)

Como usar o mapa?

O mapa é muito simples de ser usado e bastante intuitivo. Assim que você entrar no site, um mapa mundi irá aparecer, e basta você clicar no país que deseja escutar. A partir daí, clique no estado/área desejada, então na cidade/província que quiser ouvir.

Quando uma janela branca com frases aparecer na sua tela, basta clica em cima de cada uma para ouvir um morador local lendo com o sotaque e estilo característico de cada região. Sem contar com as gírias que passamos a conhecer, exclusivas de cada lugar.

(Fonte: Pexels/Raxpixel.com)

Para quem gosta de conhecer novas línguas ou mesmo está aprendendo um novo idioma, o site é muito útil além da curiosidade, para ouvir pessoas reais falando frases normais, ajudando a melhorar a fluência.