As 4 principais fake news sobre o Coronavírus

24/03/2020 às 09:302 min de leitura

A pandemia do novo Coronavírus é um assunto sério, e a Itália, onde o número de mortos já passou dos seis mil, é o maior exemplo da gravidade da situação. Apesar disso, hackers e cidadãos mal intencionados estão aproveitando o estado mais sensibilizado de algumas pessoas para aplicar golpes e angariar seus cinco minutos de “fama”.

Na semana passada, publicamos sobre três golpes que estão sendo aplicados por meio do WhatsApp, em que mensagens informam sobre a distribuição de álcool gel da Ambev, kits gratuitos de álcool e máscaras e contas da Netflix com acesso irrestrito.

Posteriormente, surgiu outro golpe no mesmo app, que informa à população sobre um “auxílio cidadão” mensal no valor de R$ 200, que será pago pelo Governo Federal a todos os cidadãos que solicitarem o benefício. Todas essas mensagens solicitam um cadastro, onde os dados dos usuários serão usados para atividades ilegais.

Fonte: Olhar Digital/ReproduçãoFonte: Olhar Digital/Reprodução

Nos últimos dias, outras informações falsas foram criadas e compartilhadas pelas redes sociais, mesmo que elas apresentem conteúdo que chega a ser esdrúxulo.

Veja quais são as principais fake news sobre o Coronavírus:

1. Vacina canina para a Covid-19

Em um vídeo compartilhado, principalmente pelo WhatsApp, um homem mostra uma carteira de vacinação veterinária com o adesivo da vacina "Vanguard HTLP 5/CV-L". O certificado cita a imunização canina contra o “coronavírus”.

Fonte: Olhar Digital/ReproduçãoFonte: Olhar Digital/Reprodução

O homem tenta relacionar o coronavírus que infecta cães com o Coronavírus Sars-CoV-2, que surgiu em 2019 e causa a Covid-19 em seres humanos. É importante ressaltar que “coronavírus” não é apenas um vírus, mas uma família de vários vírus, cada um com características próprias e que podem desencadear doenças distintas em espécies diferentes.

2. Hemoterapia contra a Covid-19

Um vídeo disseminado pelo Facebook indica a auto-hemoterapia como tratamento contra a Covid-19. O procedimento consiste em extrair uma pequena quantidade de sangue e injetá-la novamente no corpo da mesma pessoa.

De acordo com a Anvisa, a hemoterapia é uma “prática clínica não reconhecida pelos conselhos de classe profissional, o que configura risco iminente à saúde".

Segundo o Aos Fatos, plataforma brasileira de checagem de veracidade de notícias, o vídeo foi compartilhado pelo menos 200 mil vezes.

3. Vinagre como antisséptico

Em outro vídeo que está circulando pelas redes sociais, um homem que se diz “autodidata em química” afirma que vinagre é o melhor desinfetante contra o Coronavírus.

Mesmo com o álcool sendo utilizado há décadas, em hospitais, na desinfecção de materiais e equipamentos, ainda há pessoas capazes de acreditar na informação passada em um vídeo de um desconhecido qualquer.

4. Gargarejo com vinagre, água e sal

Uma mensagem divulgada nas redes sociais recomenda o gargarejo com vinagre, água morna e sal como solução para “matar” o vírus quando ele ainda está “na garganta”.

No momento, nenhum órgão de saúde recomenda nenhum medicamento como tratamento contra a Covid-19. O que há, no máximo, são testes com algumas drogas, mas nenhuma delas foi liberada para uso geral, muito menos para a automedicação.

O TecMundo recomenda aos seus leitores que não repassem nenhum tipo de informação cuja veracidade do conteúdo não tenha sido checada.

As 4 principais fake news sobre o Coronavírus via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: