Um dos maiores dilemas da atualidade é investir em energia limpa e renovável. Em muitos lugares, imensas fazendas de painéis solares estão garantindo essa novidade, mas poucas delas são tão lindas quanto a Panda Power Plant, localizada na província chinesa de Shanxi.

A construção começou em novembro de 2016 e está quase finalizada. Porém, já é possível ver que os painéis solares foram distribuídos de forma a criar a imagem de um urso-panda, um dos símbolos do país. Quando entrar em funcionamento, terá uma capacidade de 100 mega Watts!

Projeto inclui outros pandas feitos com painéis solares

A figura utiliza painéis de silicone monocristalino nas partes pretas e células solares de película fina nas áreas claras. Nos próximos 25 anos, a Panda Power Plant deverá fornecer 3,2 bilhões de kWh, gerando uma economia de mais de 1 bilhão de toneladas de carvão e evitando a liberação de 2,74 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

A atual fazenda já está liberando metade da capacidade esperada e foi ligada às redes de distribuição de energia para começar a funcionar. Nos próximos anos, outras usinas solares deverão ser construídas pelo projeto Panda 100, sendo que todas devem seguir a ideia de retratar os ursinhos com os painéis.