8 grandes esculturas de mãos ao redor do mundo

26/05/2017 às 11:012 min de leitura

1. Mão do Deserto – Chile

Com 11 metros de altura e localizada às margens da Rodovia Pan-Americana, a Mano del Desierto é uma homenagem do escultor chileno Mario Irazzábal às vítimas de tortura do regime militar que governou o país em meados do século passado. Ela foi inaugurada em 1992 e atrai muitos turistas, por estar em um local de fácil acesso no Deserto do Atacama, 75 km ao sul da cidade de Antofagasta.

2. A Mão – Uruguai

O artista chileno Mario Irazzábal, da escultura acima, também é o autor da obra “A Mão” (ou “Os Dedos”), localizada em Punta del Este, no Uruguai. Ela foi inaugurada em 1982 e logo se transformou em um dos cartões-postais mais famosos de todo o país. A escultura foi feita em 6 dias, durante um encontro internacional de arte moderna – enquanto outros artistas buscavam praças, Irazzábal se arriscou a fazer algo na praia.

3. Mãos Rezando – EUA

Essa escultura foi feita em 1980, no México, e levada até o campus da Universidade Oral Roberts – uma instituição ultracatólica. Quando construídas, as mãos pesavam 30 toneladas e mediam mais de 60 metros de altura, sendo a maior escultura de bronze maciço de todo o mundo!

4. Mãos da Harmonia – Coreia do Sul

Duas mãos enfeitam o litoral de Pohang, sendo que a mais famosa dela, a direita, fica dentro do mar. Elas são feitas de granito e bronze e foram inauguradas em 1999 para celebrar a chegada do novo milênio. As mãos simbolizam o fato de que todas as pessoas vivem juntas e, portanto, devem se ajudar.

5. Mão Gigante de Bandung – Indonésia

O escultor indonésio Nyoman Nuarta é um dos mais importantes de seu país nos dias de hoje e projetou esta gigantesca mão, feita de aço, para enfeitar a entrada de um condomínio residencial de alto luxo na cidade de Bandung.

6. Memorial do Holocausto – EUA

Miami é uma cidade com forte influência judaica nos Estados Unidos, por isso um grupo de sobreviventes do Holocausto se reuniu para criar um memorial na cidade. O arquiteto responsável foi Kenneth Treister, que incluiu a escultura de uma mão com 12 metros de altura, ladeada de pessoas desesperadas para se agarrar a ela.

7. Mãos & Molécula – Reino Unido

Inaugurada em 2000, esta obra possui 2,5 metros de altura e celebra o desenvolvimento e a fabricação de produtos farmacêuticos. Ela está localizada na cidade de Ramsgate e foi projetada por David Barnes, com financiamento da Pfizer, uma gigante indústria do ramo de medicamentos.

8. Mãos gigantes – Itália

Recentemente, um par de mãos surgiu nos canais de Veneza como forma de abrir os olhos da população para o aquecimento global. Elas “seguram” a cidade, que pode afundar se as águas continuarem subindo. A obra do artista Lorenzo Quinn deve ficar instalada por lá até o final de novembro.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: