Inspirador: a freira de 86 anos que arrasou em um comercial da Nike

22/08/2016 às 09:292 min de leitura

É normal pensarmos em freiras mais velhas como senhoras em seus hábitos, que se dedicam a rezar e a realizar atividades religiosas e pacatas. Não é esse o caso da irmã Madonna Buder, conhecida como “Freira de Ferro”. Aos 86 anos, ela é um exemplo de que a idade não precisa nos impedir de levar uma vida movimentada.

Aos 52 anos, irmã Madonna participou pela primeira vez de um campeonato de triatlo e, desde então, já se foram 340 provas semelhantes, incluindo 46 na categoria Ironman – hoje, ela continua a participar de provas pesadas de resistência e não tem planos de parar tão cedo.

Desde que era criança, irmã Madonna gostava de praticar atividades físicas. Aos 14 anos, participou de um campeonato nacional de eventos equestres, mas, como já tinha decidido viver como religiosa, encarou os esportes como passatempo. Nove anos depois, ela se tornava oficialmente uma freira.

Comunidade não tradicional

Reprodução

Em 1970, ela e outras 38 freiras fundaram uma comunidade não tradicional de religiosas, na qual podiam escolher seus ministérios e estilos de vida. Aos 48 anos de idade, começou a correr graças à sugestão de um padre, que dizia que a corrida faz bem ao corpo e à mente.

Antes de começar, no entanto, ela pediu a opinião de outro sacerdote, com medo do que as pessoas poderiam pensar ao ver uma freira participando de uma corrida, ainda que o evento em questão tivesse sido planejado para dar apoio a pessoas com esclerose múltipla. O padre não apenas a incentivou a participar como disse que gostaria que mais religiosos tivessem atitudes semelhantes.

Aos 52 anos de idade, ela completou seu primeiro triatlo e, três anos mais tarde, participou pela primeira vez do evento pela modalidade Ironman. Em 2005, quando tinha 76 anos, se tornou a mulher mais velha a completar essa modalidade do esporte, recorde quebrado por ela mesma a cada ano que passa. 

Exemplo

Reprodução

No dia 26 de agosto de 2012, ela se tornou a pessoa mais velha do mundo a completar um desafio Ironman, que inclui horas de natação, ciclismo e corrida. Até 2012, a pessoa mais velha a ter realizado a prova tinha sido Lew Hollander, em 2011, aos 81 anos de idade.

Para manter a forma de atleta, irmã Madonna vai para a igreja correndo todos os dias e pedala até um lago perto de sua casa, onde costuma nadar com frequência. Para ir até a penitenciária da região em que mora, onde trabalha como voluntária, ela escolhe a corrida também. Com relação à alimentação, a freira atleta diz que come frutas, vegetais crus e versões em pó de carboidratos e proteínas.

Tanta dedicação, tanto esforço e empenho garantiram a essa mulher determinada um espaço no Hall da Fama do Triatlo dos EUA, em 2014. Recentemente, a história de irmã Madonna foi contada também em um comercial da Nike. Mais do que merecido, você não acha?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: