De acordo com o site Russian Times, a agência espacial russa — Roscosmos — anunciou que o tradicional revezamento da tocha que acenderá a pira dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 incluirá em seu itinerário uma passagem pelo espaço. O evento será sediado em Sochi e, aparentemente, o comitê olímpico concordou com que a tocha seja levada até a Estação Espacial Internacional.

Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas os planos incluem uma saída da tocha ao vácuo pelas mãos de astronautas russos. Além disso, a tocha não será acesa, já que é proibido transportar qualquer tipo de material em combustão (!) no interior de uma espaçonave. O passeio deve ter início no dia 7 de outubro, e incluirá uma passagem pelo Monte Elbrus — a montanha mais alta da Europa —, pelo Lago Baikal e também pelo Polo Norte.

A tocha deve viajar cerca de 65 mil quilômetros e passar pelas mãos de 14 mil pessoas durante um período de mais de 100 dias, e o passeio espacial está programado para ocorrer no dia 12 de novembro.