Revelado na terça-feira (5), o símbolo das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, já é alvo de comparações. Segundo a equipe de design responsável, o desenvolvimento do “Look dos Jogos” levou cerca de um ano para ser finalizado – o que parece bastante prudente quando se tem em mente o símbolo da Copa do Mundo 2014, que lembrava um “facepalm”.

De acordo com a organização do evento, o “Look dos Jogos” traz um “Rio de Janeiro vibrante e multicultural, inspirado nos traços das paisagens da cidade e na diversidade harmônica do povo brasileiro”. A equipe de design ainda explica que o Rio está contido no símbolo por meio de seus pontos turísticos mais famosos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, contando com um “visual envolvente como um abraço”.

Apesar de toda essa explicação, as comparações são inevitáveis: o site norte-americano Gizmodo publicou uma notícia para apresentar o “Look dos Jogos” na qual chama a marca de “very friendly amoeba”, ou seja, uma “ameba muito amigável”. Segundo a matéria, a “ameba” ainda foi o ponto de partida para desenvolver os logos de outras cidades onde vão acontecer eventos esportivos e os painéis decorativos que serão colocados nos estádios e nas ruas.

Via EmResumo