Você sabe qual o objeto que mais tem bactérias na sua casa?

02/08/2017 às 11:041 min de leitura

O resultado pode ter surpreender, já que a usamos para a limpeza, mas o objeto mais “rico” em bactérias na sua casa é a esponja de cozinha! Ao menos é isso que diz uma pesquisa publicada na Scientific Reports, que apontou o fato de as esponjas estarem constantemente úmidas e com restos alimentares como as principais causas para esse resultado.

Para você ter uma ideia, são nada menos do que 54 bilhões de células bacterianas por centímetro quadrado, praticamente o mesmo tanto encontrado nas fezes humanas! E não só isso: a cozinha como um todo possui mais bactérias do que o banheiro! Boa parte disso é pelo fato de espalharmos os micro-organismos no recinto quando lavamos a louça e usamos as nojentas, digo, as esponjas.

Mas você ainda não deve entrar em pânico querendo jogar suas esponjas fora, afinal, elas ajudam bastante na limpeza – mesmo assim, é bom trocá-las com frequência. As bactérias fazem parte de nosso dia a dia, tanto que elas existem no corpo humano praticamente na mesma quantidade de nossas células! Agora, o que devemos nos preocupar é com as bactérias nocivas à nossa saúde...

Campeã de bactérias

As mais comuns (36%) nas esponjam são as da família Moraxellaceae, que são bactérias da pele humana que deixamos no objeto ao manuseá-lo. A princípio, elas não oferecem risco, mas, mesmo assim, podem gerar micro-organismos patógenos e prejudiciais à nossa saúde.

E nem adianta querer higienizar as esponjas usando água quente ou as colocando no forno micro-ondas, por exemplo: apesar de prolongar (pouco) a vida útil do objeto, as bactérias mais nocivas são também as mais resistentes. A tentativa de limpeza pode fazer com que o ambiente seja favorável apenas para a proliferação dessas espécies, por isso o ideal é você trocar a esponja com uma maior periodicidade. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: