Mais 15 ilustrações que retratam a vida moderna ao pé da letra

01/10/2017 às 10:001 min de leitura

Talvez você nunca tenha ouvido falar do ilustrador/desenhista polonês Pawel Kuczynski, mas certamente já se deparou com uma de suas ilustrações nas redes sociais. Seja no Reddit, Facebook ou Instagram, suas caricaturas políticas com toques de críticas sociais sarcásticas estão por toda parte. E parece que elas se fixam na nossa mente, causando uma inquietação, e não saem mais de lá até que tenhamos refletido o suficiente sobre elas. Todas surgem a partir da observação de conflitos políticos e sociais que afligem a Polônia, a internet e o mundo.

Uma das ilustrações que mais foi reproduzida nas redes faz referência à febre mundial que veio à tona no ano passado: Pokémon Go. Um Pikachu feliz no pescoço de um jogador totalmente imerso no jogo. O nome da obra? "Controle". A publicação teve mas de 30 milhões de visualizações e meio milhão de likes apenas em sua página mostrando o poder de suas obras. Na época, quando questionado sobre a ilustração, Kuczynski foi bastante modesto: "É um tema quente agora. Não é o meu melhor desenho e não é minha melhor ideia. É apenas minha resposta ao grande sucesso dos Pokémon", disse ao Projeto Creators.

E não é à toa que ele faz tanto sucesso, seus outros trabalhos também abordam questões políticas como: autoritarismo, política partidária, crueldade com os animais, meio ambiente o nosso vício em redes sociais.  Além disso, sempre estão presentes a crítica, a denúncia e o fazer pensar em cada uma delas.

Adolescentes distraídos atingidos por carros, uma garota que encontra um corpo morto,  uma vigilância implícita do governo, são algumas das reflexões em suas obras que. Em 2005, ele venceu o prêmio "Eryk" da Association of Polish Cartunists (Associação dos Cartunistas Poloneses, em tradução livre) como artista revelação por conquistar muitos prêmios internacionais - cerca de 92 na época. Por isso, separamos 15 delas com as quais você com certeza irá se identificar, principalmente porque muitas condizem bastante com a realidade brasileira.

Galeria 1

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: