publicidade

9 fatos que você provavelmente desconhecia sobre a Groenlândia

14/10/2017 às 10:002 min de leitura

1. Ela é a maior ilha do mundo

maior ilha do mundo

Com uma área equivalente à das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil juntas, a Groenlândia é um país autônomo do Reino da Dinamarca, considerada a maior ilha do planeta, com incríveis 2,1 milhões de quilômetros quadrados. Seus primeiros habitantes foram os vikings, que chegaram à região por volta do século 10, e, posteriormente, os inuítes — também conhecidos como esquimós.

2. Nos dias mais curtos do ano, quase não há luz do Sol

não há luz do Sol

Em decorrência da sua proximidade do Polo Norte, os dias mais curtos do ano chegam a receber não mais do que 3 horas de luz solar — o que não impede, no entanto, que o seu longo e escuro inverno proporcione experiências fascinantes.

3. Parte da sua população veio da Europa e do Sul da Ásia

Europa e do Sul da Ásia

A Groenlândia é o lar de apenas 55 mil habitantes — sendo que 6 mil deles são oriundos de outros países. Além dos nativos e dinamarqueses, que colonizaram a ilha, há uma comunidade considerável de imigrantes vindos das Filipinas e da Tailândia.

4. A paisagem única da região encantou os seus primeiros exploradores

primeiros exploradores

Quando a embarcação do explorador norueguês Fridtjof Nansen chegou à região, em 1888, ele relatou que suas primeiras impressões eram uma mistura de nostalgia e melancolia: os gigantescos blocos de gelo, que emergiam da gélida água do Ártico, o remetiam às histórias fantásticas que ele ouvia na infância, porém também o deixavam pensativo em relação à morte. 

5. O país é rico em minérios

rico em minérios

Não só da pesca vivem os groenlandeses: boa parte das receitas dessa terra inóspita é advinda da mineração. No norte do país, estão localizadas grandes reservas de chumbo, minério de ferro, carvão, platina, ouro e urânio.

6. Olhar para o céu pode ser uma experiência fascinante

experiência fascinante

Se você não consegue segurar o queixo quando vê uma imagem em movimento de uma aurora boreal, provavelmente teria uma síncope caso olhasse para o céu da Groenlândia. Isso porque, em dias com pouca nebulosidade, a incrível dança das luzes pode ser apreciada na ilha em toda a sua perfeição.

7. O mundo entraria em colapso se todo o seu gelo derretesse

gelo derretesse

A camada de gelo que cobre o território do país contém aproximadamente 7% da água doce disponível no mundo. Caso ela derretesse por completo, o nível dos oceanos poderia subir alguns metros, o que provocaria desastres naturais de impacto sem precedentes.

8. Locomover-se pela ilha não é algo muito simples

algo muito simples

Os poucos povoamentos humanos da ilha ficam muito distantes entre si e, por causa do excesso de gelo e do relevo irregular, é praticamente impossível pavimentar estradas por lá. Para se locomoverem, não resta outra alternativa aos moradores locais a não ser aderir ao transporte fluvial e aéreo, além, é claro, dos tradicionais trenós puxados por cães. 

9. Nesta semana, a temperatura mais alta da capital não supera 1 °C

capital não supera 1° C

Até o próximo sábado (14/10), as temperaturas da capital da Groenlândia, Nuuk, vão girar em torno dos -7 °C e 1 °C. Você encararia?

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: