Por que estas montanhas nas Filipinas são arredondadas desta forma?

15/11/2017 às 07:001 min de leitura

Formadas por mais de 7 mil ilhas banhadas por um mar de águas cristalinas, não é de se estranhar que as Filipinas sejam um dos destinos tropicais mais paradisíacos do Oriente. Porém, além da beleza ímpar do seu litoral, esse arquipélago com mais de 100 milhões de habitantes abriga formações geológicas fascinantes em seu interior, como é o caso das Colinas de Chocolate.

Situadas em Bohol — localidade 830 quilômetros ao sul da capital do país, Manila —, elas compõem um complexo natural com cerca de mil montanhas que, com formas arredondadas e cônicas, se espalham ao longo de uma área de 50 quilômetros quadrados e cujas alturas podem alcançar os 400 metros. Com a intenção de aproveitar o potencial turístico da região, mas sem descuidar da preservação do meio ambiente, essa impressionante atração filipina está prestes a se tornar um Patrimônio Mundial da UNESCO.

montanhas

Por causa da proximidade da Linha do Equador, a ilha Bohol é abastecida por volumosas quantidades de chuva que dão vida às florestas tropicais que se comprimem por entre as encostas das colinas. Durante o inverno, a estação mais seca do ano, a vegetação rasteira que cobre os pequenos montes resseca e fica com uma tonalidade próxima do castanho — daí a justificativa para o seu nome, “Colinas de Chocolate”.

Segue sendo um mistério, no entanto, o motivo para essas montanhas terem formatos tão belos e singulares. A teoria mais aceita pelos cientistas é a de que elas tenham sido moldadas pela ação do vento e da chuva ao longo de milhões de anos nessa região, que já foi fundo do oceano. Já os nativos da ilha acreditam que elas sejam o resultado da petrificação das lágrimas de um gigante chamado Arogo, que há muito tempo atrás teria chorado copiosamente depois da morte da amada.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: