Quem é que não gosta de uma boa promoção? Às vezes os itens em oferta nem são os que mais queremos e precisamos, mas só em decorrência do preço mais baixo, o consumismo ganha seus pontos e nós vamos adquirindo mais e mais produtos.

O Metro publicou alguns retratos que mostram que o comportamento do consumidor pode ultrapassar os limites do bom senso nesse famigerado dia de superofertas.

Em lojas físicas que abriram as portas para as ofertas tentadoras, não é nada raro encontrar pessoas desesperadas que disputam itens literalmente a tapa com outros consumidores fervorosos. Em algumas poucas lojas, no entanto, a coisa parece ser um pouco mais civilizada.

Confira algumas fotos feitas nesta grande Black Friday de 2017 e depois nos conte em quais desses tumultos você se meteria em troca de um bom descontinho.

1 – Os brasileiros disputaram televisões com toda a garra nesta sexta-feira

black friday

2 – Teve até uma espécie de organização

black friday

3 – Neste Walmart em Bentonville, no Arkansas, havia mais serenidade, apesar da superlotação

black friday

4 – Nos EUA, a galera estuda panfletos na fila à espera da abertura das lojas

black friday

5 – Fila básica em San Carlos, Califórnia

black friday

6 – Black Friday em Durban, África do Sul

7 – Correria em Joanesburgo

8 – Fila de respeito em Cidade do Cabo

9 – E aqui um senhor supercalmo, para nos mostrar que é possível

black friday

***

Agora se você prefere poupar sua integridade física, vale lembrar que compras pela internet costumam ser mais bem-sucedidas nesse sentido, principalmente se estiver atrás de uma promoção de TV – aliás, a galera do TecMundo está separando as promoções mais tentadoras e vai divulga-las em duas lives na fanpage do Tec no Facebook. A primeira será às 15h e a segunda, às 18h.