5 bazares de Natal europeus para visitar ao menos uma vez na vida

27/11/2017 às 14:002 min de leitura

E em um piscar de olhos já é Natal! E só há quem perceba a presença do genuíno e comovente espírito natalino nas quatro semanas que antecedem os dias 24 e 25 de dezembro, que é quando o comércio e as casas já estão totalmente enfeitados para a ocasião. As sugestivas campanhas publicitárias também são ótimos indicativos de proximidade em todo o mundo, mas na Europa o destaque fica por conta dos tradicionais bazares de Natal.

Nestes mercados de rua, o apaixonante clima natalino se faz presente e emana o espírito de festa e confraternização a visitantes e turistas. Tudo é motivo para festejar: de guloseimas típicas da estação à deliciosa sensação de paz e harmonia que permeia a temporada.

Para quem pensa em visitar algum desses icônicos bazares de natal, a Interpoint Viagens e Turismo, agência especializada em experiências de luxo, elegeu 5 destinos com mercados de rua imperdíveis na Europa. Confira as dicas:

1. Dresden – Alemanha

A terra da cerveja e do salsichão é um dos países que mais abraça os festejos natalinos. Um dos mais tradicionais bazares acontece na cidade de Dresden há mais de 580 anos e atende pelo nome de Striezelmarkt em homenagem ao striezel – um pão feito com massa de levedura, amêndoas e passas. São 240 barraquinhas que vendem comidas típicas, ponche, biscoitos de gengibre e artesanato natalino.

Striezelmarkt

2. Alsácia – França

Assim como os alemães, os franceses também contam com belíssimos bazares de Natal. Destaque para a comuna de Estrasburgo, na apaixonante região da Alsácia, que conta com um dos mais antigos mercados de Natal do país. Para a ocasião, a cidade se ilumina para as festas da estação e o ar é invadido pelo aroma de canela e especiarias. O som dos sinos e os corais com crianças realizados pela igreja dão um toque mais do que especial à experiência na cidade. Em relação aos bazares, é possível encontrar desde produtos tradicionais de época, sobretudo enfeites, chocolates, vinho quente, crepes e guloseimas locais.

Alsácia

3. Helsinque – Finlândia

Para nós, brasileiros, a neve e o frio são elementos natalinos vistos apenas em filmes americanos ou em comerciais de fim de ano da Coca-Cola, mas na Finlândia ambos ajudam a compor a mística do natal escandinavo, que se soma ao mito do Papai Noel e fazem do destino um dos mais encantadores da Europa nesta época do ano. A rua Aleksanterinkatu, na capital Helsinque, é a via “natalina oficial” do país. No local, é possível encontrar cerca de 120 barracas montadas no mercado St. Thomas, na Praça do Senado.

Helsinque

4. Praga – República Tcheca

O espírito natalino também é bastante evidente no leste europeu, sobretudo em Praga, na República Tcheca, que conta com diversos mercados de Natal espalhados pela cidade. O maior deles acontece na Praça da Cidade Velha, que é totalmente decorada com árvores de Natal, guirlandas e luzes e conta com centenas de barracas que vendem desde antiguidades a bolos e roscas natalinas.

Praga

5. Viena – Áustria

Na Áustria, o mercado natalino da Praça Rathaus, em Viena, acontece desde o século XIII e é um dos destaques do país, assim como o mercado da Residenzplatz, em Salzburgo. O destino é uma das referências em eventos natalinos na Europa e também organiza festivais de corais e grupos folclóricos.

Viena

*Via assessoria

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: