Descubra como as diferentes bebidas alcoólicas podem afetar o nosso humor

27/11/2017 às 12:112 min de leitura

Todo mundo que já tomou um que outro porre na vida sabe que nem todas as bebidas alcoólicas provocam os mesmos efeitos, certo? Mas, você sabe como os diferentes tipos costumam afetar o comportamento das pessoas? De acordo com Bobby Edson, do site Business Insider, um time de cientistas decidiu averiguar e, para isso, fez um levantamento que envolveu a participação de quase 30 mil pessoas — homens e mulheres — de 21 países.

Segundo Bobby, os pesquisadores pediram que os participantes bebessem diferentes tipos de vinho, cerveja e destilados em ocasiões separadas e, depois, anotassem como cada variedade afetou seu humor e emoções. Estes foram os resultados aos quais os cientistas chegaram:

Vinho tinto e cerveja

O levantamento apontou que 52,8% dos participantes disseram se sentir mais relaxados após beber vinho tinto, e que quase metade do total relatou a mesma sensação depois de bebericar cervejinhas. No entanto, voltando ao vinho tinto, a pesquisa apontou que ela também é a que provoca mais sonolência nas pessoas (segundo 60% do total dos voluntários).

Cersei Lannister bebendo vinhoEla não parece muito relaxada... (Giphy 1)

Destilados

De acordo com o levantamento, mais da metade dos participantes disseram se sentir mais confiantes e cheios de energia após tomar alguns shots, em especial os indivíduos mais jovens do estudo. Além disso, mais de 40% do total revelaram que também se sentiram mais “sexy” depois de beber — e os voluntários que mais fizeram a associação entre essa sensação específica e o consumo de destilados foram os colombianos e os brasileiros.

Bebendo shotsManda pra cá! (Giphy 2)

Entretanto, apesar do grande número de pessoas que relacionaram esse tipo de bebida com emoções positivas, um terço dos participantes admitiu que o consumo de destilados fez com que eles se sentissem bravos, nauseados e mais susceptíveis à agressividade.

Mais resultados

Outra coisa que o levantamento evidenciou foi que, enquanto as mulheres tendem a apresentar respostas emocionais mais fortes após consumir diferentes bebidas alcoólicas, os homens são mais propensos a ficar mais violentos — especialmente os que ingerem maiores quantidades.

Homem dançando com drinkE você, como se sente? (Giphy 3)

Contudo, apesar de o estudo revelar que determinadas bebidas parecem desencadear certas respostas emocionais, os cientistas responsáveis pelo levantamento não sabem explicar o motivo de isso acontecer. Seja como for, tendo em mente os resultados obtidos, já dá para ter uma noção de quais tipos de bebida cada pessoa deve evitar e quais pode beber — com moderação, evidentemente.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: