Munição para os ouvidos: lançaram fones feitos com armas de fogo recicladas

10/01/2018 às 07:002 min de leitura

Ao que tudo indica, o apoio a causas humanitárias tem sido um mote de fortes apostas na CES 2018 — a Consumer Electronics Show, uma feira internacional que ocorre anualmente em Las Vegas, nos EUA.

A marca Sueca Yevo Labs apresentou um conjunto de fontes de ouvido produzidos, em partes, com um metal de armas de fogo ilegais que foram apreendidas no país, em um modelo que abandona os fios e utiliza uma tecnologia chamada NFMI, que transmite o áudio através do campo magnético. Ela é bastante utilizada na construção de aparelhos auditivos, pois a transmissão é compatível com o corpo humano.

O metal produzido a partir das armas apreendidas recebeu o nome de Humanium, por causa do valor humano dessa reciclagem, e foi utilizado para fazer esse primeiro lote dos fones de ouvido. Segundo o chefe executivo da Yevo, 50% do valor das vendas do acessório serão doados à empresa que fabrica e distribui o material, para incentivar a produção e, consequentemente, o desarmamento ilegal responsável por mortes. De acordo com dados informados no site da companhia, pelo menos 500 mil pessoas morrem todos os anos vitimadas por armas de fogo.

Na fabricação dos fones, o metal foi usado para produzir a caixa de carregamento e algumas partes do próprio fone.

Para adquirir o par de fones e contribuir para o projeto, será preciso desembolsar cerca de 500 dólares — um preço muito alto, se considerarmos concorrentes como o AirPods da Apple, que sai por 150 dólares no site oficial. 

Em um mercado tão concorrido e com grandes marcas de peso, como Apple, Sony e AKG, apresentar um produto com valor tão alto é um desafio muito grande  e ousado. Para justificá-lo, o  site que divulga os fones citou a estratégia da Apple em doar parte dos lucros dos produtos de selo vermelho, como a edição especial do iPhone 7, às pessoas portadoras do vírus HIV. "Da mesma forma que a Apple faz com seus produtos vermelhos [o dinheiro das vendas vai para apoiar as pessoas vivendo com HIV em todo o mundo], a Yevo está tentando mostrar que também acredita em uma causa".

Além da Yevo, outras marcas apresentaram produtos construídos a partir de materiais recicláveis. A já conhecida House Of Marley anunciou headphones desenvolvidos com materiais recicláveis, e a Armor 3D também mostrou alto-falantes feitos a partir de plásticos recuperados. 

Comprar produtos que ajudam entidades ou causas sociais não é algo novo, mas será que essa boa ação justifica valores tão altos? O que você acha da proposta da Yevo? Deixe sua opinião nos comentários.

Fones de ouvido produzidos com armas de fogo recicladas são lançados na CES via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: