Recentemente, nós do Mega Curioso compartilhamos por aqui a notícia de que iguanas “congeladas” estavam despencando de árvores na Flórida como resultado da intensa onda de frio que vem castigando a América do Norte nos últimos dias. Pois agora começou a circular a informação de que jacarés na Carolina do Norte estão congelando também. Dá só uma olhada nisso!

Muito frio

De acordo com Keith Wagstaff, do site Mashable, as imagens acima foram registradas no Shallotte River Swamp Park, um parque focado no ecoturismo com atrações ao ar livre e que abriga áreas de pântano e jacarés. Só que as baixas temperaturas atingiram o local e acabaram congelando as águas em alguns pontos, dificultando a vida dos répteis.

Parecido com o que vem ocorrendo com as iguanas na Flórida, como os jacarés são animais de sangue frio, as baixas temperaturas afetam a forma como seu sangue circula em seus corpos e leva à queda da atividade metabólica. Assim, o frio está fazendo com que os bichos entrem em um estado semelhante à hibernação.

Conforme você já deve ter intuído, os jacarés não estão mortos nem viraram lagartos congelados. Segundo Keith, como os répteis precisam continuar respirando durante esse estado de letargia profunda, eles romperam a camada de gelo que se formou sobre a água para poder ficar com o “nariz” para fora. Por sorte, se a previsão do tempo estiver certa, os bichões logo poderão voltar ao normal, já que a expectativa é de que a onda gelada comece a dar trégua no final da semana.