Drone salva-vidas resgata jovens em praia da Austrália; veja como foi

18/01/2018 às 08:301 min de leitura

Dois adolescentes foram resgatados na costa norte da Austrália nesta quinta-feira (18) depois de aparentemente terem nadado para longe da margem e não conseguirem voltar. E tudo isso foi graças à tecnologia: a operação foi realizada por um drone que agora faz o trabalho de salva-vidas no país, em uma ação inédita em todo o mundo.

O vídeo abaixo mostra a operação, com o drone soltando uma espécie de boia que infla ao entrar em contato com a água e pode ser usada como apoio para evitar afogamentos. O salvamento na praia que fica em New South Wales foi filmado pelo próprio equipamento e foi um sucesso, já que os dois jovens conseguiram voltar para a costa usando o objeto de cor amarela.

Confira:

O mais curioso? Esses drones foram apresentados ao público apenas horas antes de entrarem em ação pela primeira vez e ainda estão em período de testes — ou seja, esse êxito já é uma ótima notícia.

Baywatch robótico

Segundo as autoridades australianas, o drone salva-vidas realizou o "resgate" em cerca de 70 segundos, enquanto a mobilização de uma equipe humana poderia levar mais de cinco minutos. Os jovens  estavam em um local de três metros de profundidade a 700 metros da costa.

O supervisor que comandou a operação foi o responsável por identificar a necessidade de uso do drone, pilotá-lo e liberar a boia. A equipe humana está longe de ser aposentada pela tecnologia: nem todos os casos serão resolvidos com os drones, que são úteis para identificar possíveis incidentes em áreas de baixa visibilidade.

Drones de resgate são novidade na Austrália e no mundo, mas equipamentos não-tripulados já são usados no país para monitorar a aproximação de tubarões das praias.

Drone salva-vidas resgata jovens em praia da Austrália; veja como foi via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: