Zoeira toma conta de app feito por político para se aproximar de cidadãos

02/02/2018 às 13:002 min de leitura

O político britânico Matt Hancock, do Partido Conservador, teve a ideia de criar uma rede social estilo Facebook por meio da qual se aproximaria dos moradores de uma região rural e afastada do Reino Unido. No app, tanto Hancock pode se comunicar com a população, realizando transmissões ao vivo e compartilhando informação, quanto os cidadãos podem compartilhar postagens com suas demandas.

A iniciativa, porém, foi ocupada por trolls, que inundaram a rede e a inundou com postagens que fogem do seu propósito. Piadas e memes foram espalhadas por todos os lados, com conteúdo na maioria das vezes nada ofensivo e focado apenas em fazer graça. Contudo, visto que a ferramenta tem um viés claro, as brincadeiras podem soar um tanto fora de lugar.

Matt Hancock AppMemes e zoeiras tomaram conta do app.

Além disso, elas colocam em xeque mais uma vez o tanto que esse tipo de tecnologia — internet e redes sociais — podem ser realmente úteis para esse tipo de fim. Logicamente que manifestações gigantescas em várias partes do mundo já foram organizadas e discutidas por esses meios, mas o exemplo britânico não deixa de levantar uma série de questionamentos.

O outro lado

Enquanto foi parlamentar, Hancock sempre votou a favor de políticas de cortes no Estado, o que talvez explique o uso “indevido” de sua ferramenta. Segundo o jornalista britânico Matthew Hughes, os jovens estão entre alguns dos grupos sociais mais prejudicados por mdeidas advogadas por Hancock e também estão entre os principais usuários da internet.

Como não fazem parte da base eleitoral de Hancock nem da maioria dos conservadores no país europeu, dá para sugerir também que lançar um app foi uma medida um tanto quanto mal avaliada pelo político e por sua equipe. Em suma, as pessoas que tendem a votar nele não são exatamente o tipo de gente acostumada às interações por meio de redes sociais.

Apesar de tudo isso, Hancock reagiu de maneira bem-humorada. “Algumas postagens hilárias no app Matt hoje”, escreveu em seu Twitter. “Mas estou feliz em ouvir que muita gente vê valor em parlamentares usando essa tecnologia para interagir com os seus eleitores”, finalizou.

Zoeira toma conta de app feito por político para se aproximar de cidadãos via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: