O hábito de fumar é bastante prejudicial para quem o pratica e também para o planeta. É extremamente comum ver fumantes jogando suas guimbas de cigarro no chão, sem se importar com o tempo de decomposição do material, que pode ser de até cinco anos! Felizmente, o mundo já tem uma defensora: trata-se da Mulher Bituqueira!

Bem, talvez não tooodo o mundo, mas ao menos Auburn, na Califórnia (EUA), que é onde vive Sally Dawley, uma mulher de meia idade que passou os últimos três anos coletando bitucas de cigarro largadas no chão por fumantes porquinhos. Em 14 de fevereiro deste ano, o Dia dos Namorados no Hemisfério Nore, Sally catou sua milionésima guimba!

“Tem dias que já peguei 3 mil guimbas”, explicou a super-heroína ao canal KTXL-TV. Ela também pede que os fumantes parem de fumar ou que pelo menos deixem de jogar as bitucas pelo chão.

sally dawleyMulher Bituqueira atingiu a marca de 1 milhão de guimbas no Dia dos Namorados, três anos após começar a limpar as ruas dessas "pequenas" sujeiras

E se você está em dúvida se o esforço de apenas uma pessoa é o suficiente, saiba que ele é sim! Quando outras pessoas souberam do trabalho de Sally em catar bitucas, elas passaram a ajudá-la, seja instalando lixeiras próprias para o descarte do material ou coletando e entregando à improvável defensora do meio ambiente guimbas encontradas em suas ruas.

Agora que Sally atingiu a meta, ela resolveu dobrar a meta: a Mulher Bituqueira pretende juntar 2 milhões de guimbas das ruas de Auburn. Autoridades de Sacramento, a 53 km de Auburn, já pedira para a catadora profissional dar um pulinho por lá. Seria o começou de uma turnê mundial da nova diva do meio ambiente?