4 sinais para identificar um psicopata ou narcisista

12/03/2018 às 13:002 min de leitura

CEOs, chefs de cozinha, jornalistas, vendedores... Estima-se que os psicopatas sejam quase 1% da população e estejam em algumas das profissões mais comuns. Em outras palavras, as chances de você cruzar com um potencial psicopata na rua ou conviver com um no trabalho, no seu prédio ou na sua família são realmente muito altas!

É claro que nem todo psicopata sai por aí esquartejando pessoas, mas, ainda que em níveis menos drásticos, no convívio diário eles podem ser pessoas manipuladoras, tóxicas e, muitas vezes, cruéis.

Aliás, você sabia que os narcisistas possuem características muito parecidas com as dos psicopatas? Pois é! Para que você não confunda uma coisa e outra, listamos aqui alguns sinais que podem ajudar a reconhecer essas pessoas e as diferenciam de quem é apenas narcisista!

1. Intimidade na velocidade da luz

1

Fica muito mais fácil manipular alguém quando você a conhece profundamente. E todo mundo sabe que a melhor forma de instigar uma pessoa a falar com você e contar detalhes da sua vida pessoal é dar o primeiro passo.

Tendo essa estratégia em mente, uma pessoa psicopata vai se abrir e conversar abertamente sobre assuntos a respeito dos quais alguém não psicopata jamais falaria abertamente.

2. Detalhes demais

2

Sabe quando aquela pessoa conta uma história com detalhes tão impressionantes que você chega a se assustar com a memória da pessoa? Perceba que ela vai fazer esse mesmo relato mais uma e outra e outra vez eventualmente, e sempre com a mesma riqueza de informações.

Uma pessoa psicopata constrói muito bem suas narrativas, memorizando pontos bastante específicos, de forma a nunca deixar nada de fora. Desconfie, pois essa história pode ser inclusive uma mentira.

3. Você está a serviço dele

3

Tome cuidado! Você pode estar prestes a se emaranhar em uma rede de manipulação e exploração. Pode ser que tudo comece com um favorzinho, mas que na verdade não vai ser apenas "inho". Psicopatas e narcisistas acreditam que todo mundo existe a seu serviço e que as pessoas não apenas precisam ajudá-los, como também devem se sentir especiais por isso.

4. Maldade elogiosa

4

Quando pensamos em pessoas más, o que nossa mente visualiza são crueldades estampadas nas atitudes. No entanto, no caso dos psicopatas, a maldade está normalmente na manipulação, no disfarce.

Eles vão elogiar você, mas não de forma a fazer com que você sinta bem, apenas. É um elogio que ao mesmo tempo te ofende. Isso mesmo: eu estou explicando para confundir, e é isso que um psicopata faria!

5

Curioso, não é mesmo? Mas o Mega Curioso adverte: se essa lista fez você pensar em alguém, não vá dar uma de Dexter e sair bancando o vigilante! Basta ser cuidadoso na hora de se relacionar e evitar que os comportamentos dessa pessoa o prejudiquem!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: