5 das tribos mais isoladas do mundo

18/03/2018 às 12:002 min de leitura

Povos isolados são comunidades que vivem assim por escolha ou por circunstância, sem contato significante com a civilização mundial. O número de pessoas que permanecem nesse estado hoje é muito pequeno, e ativistas indígenas acreditam que eles devem continuar como estão, já que o contato poderia interferir no direito deles de autodeterminação.

De acordo com a revista New Scientist, aproximadamente cem tribos continuam sem contato com o resto do mundo, sendo que a maioria vive em florestas na América do Sul, na África Central e na Nova Guiné. E o descobrimento desses grupos geralmente se dá apenas através de guerras entre tribos ou imagens aéreas captadas de aeronaves que sobrevoam os povoados. Confira algumas dessas comunidades:

1. Os Surmas

Os Surmas, da Etiópia, evitaram e ainda têm evitado contato com povos civilizados durante anos. Eles são conhecidos por inserir uma espécie de disco que envolve toda a parte inferior do lábio, vivem em grupos de aproximadamente cem pessoas e não mantêm contato com a civilização há pelo menos 30 anos.

Eles têm vivido ao longo dos séculos de uma forma muito primitiva de pecuária enquanto as colonizações, guerras mundiais e lutas pela independência vêm ocorrendo ao seu redor. Os primeiros a manterem contato com os Surmas foram os médicos russos na década de 1980, sendo considerados “mortos-vivos” pela tribo, devido à cor da pele. Curiosamente, eles usam armas AK-47 para proteger o gado — presente da Rússia. 

1

 2. Tribo perunana descoberta por turistas

Ao adentrar nas densas florestas do Peru, um grupo de turistas acabou se deparando cara a cara com membros de uma tribo desconhecida. Tudo foi registrado em um filme, que mostra a tribo tentando se comunicar com os turistas. 

Entretanto, como os membros da tribo não sabiam falar espanhol (nem inglês ou qualquer outra língua moderna) e não estavam entendendo o que os visitantes falavam, logo desistiram e deixaram os turistas novamente onde eles se encontraram.

Ao inspecionarem as filmagens, as autoridades peruanas perceberam que eles tinham se deparado com uma das poucas tribos restantes desconhecidas no país. Os antropólogos apenas sabiam que eles existiam, mas estavam procurando há anos sem sucesso. 

2

3. O brasileiro solitário

Em algum lugar da Amazônia, existe uma tribo composta por um homem só. Ele sempre desaparece quando os pesquisadores estão à beira de encontrá-lo, tornando-o uma lenda dentro da comunidade de antropólogos. Mas por que ele é tão interessante e por que não podem deixá-lo em paz?

O motivo é que ele é o único membro de uma tribo isolada da Amazônia. Dessa forma, ele é a única pessoa no mundo que retém os costumes e a linguagem do seu povo; entrar em contato com ele poderia revelar um tesouro de informações. 

3

4. As tribos de Nova Guiné

Existem dezenas de línguas, culturas e costumes tribais na Nova Guiné que ainda são desconhecidos do homem moderno. Entretanto, devido ao terreno amplamente inexplorado e ao caráter desconhecido dos habitantes das tribos, além de suspeitas de canibalismo, a área rural do país raramente é investigada. 

Enquanto novas tribos são descobertas ocasionalmente, muitas expedições que partem com o objetivo de rastreá-las são capturadas  e às vezes elas simplesmente desaparecem. Em 1961, por exemplo, Michael Rockefeller, herdeiro americano de uma das maiores fortunas do mundo, se separou de um grupo de busca na Nova Guiné e desapareceu. Acredita-se que ele tenha sido capturado e comido por membros de uma das tribos.

4

5. A tribo brasileira

Uma das tribos isoladas mais famosas da atualidade é brasileira. Eles foram descobertos quando um helicóptero, que sobrevoava o Acre em direção a outra aldeia, avistou os membros, suas residências e plantações, em dezembro de 2016. 

Ao identificar uma possível ameaça, os índios, que apresentavam olhares de surpresa e raiva, reagiram e atiraram dezenas de flechas na tentativa de afastar a aeronave, que sobrevoou a região durante 7 minutos. Estima-se que a tribo seja composta por 300 pessoas, um número alto para uma aldeia isolada. 

5

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: