O que é a geração millennial, e por que essas distinções existem?

30/03/2018 às 14:001 min de leitura

Se você assiste bastante TV ou navega muito na internet, é bem provável que já tenha se deparado mais de uma vez que o termo “millennial”, ou “geração Y”. Mas quem seriam os millennials? E por que existe essa distinção de gerações?

De acordo com o Centro de Pesquisa Pew, em Washington, nos Estados Unidos, millennials são as pessoas nascidas entre 1981 e 1996.

Isso quer dizer que todo mundo que nasceu nessa janela de 15 anos é igual? Não. Provavelmente, os mais velhos pensam de maneira bem diferente dos mais jovens em muitos aspectos, mas todos tinham entre 5 e 20 anos quando ocorreram os ataques de 11 de setembro, ou seja, os ataques ou suas consequências aconteceram conforme essas pessoas se tornavam adultas.

Os millennials também são aqueles que viveram a explosão da internet, passando pela transição de fazer os trabalhos de escola na infância usando uma enciclopédia, para começarem a usar a internet na adolescência ou no começo da vida adulta.

1

E é para isso que a distinção de gerações serve. Ela ajuda os pesquisadores a delimitar um período em que ocorreram determinados eventos históricos e tecnológicos e, a partir disso, compreender como um grupo que cresceu e chegou à maioridade nessa época vê o mundo. Ou seja, acompanhar o desenvolvimento de um grupo que foi moldado por experiências de mundo semelhantes.

A quantidade de anos que abrange uma geração é variável; algumas têm um período de 15-16 anos, outras chegam a quase 20.

Sabe-se que a geração pós-1997 praticamente já nasceu conectada à internet e mal se lembra de quando não tinha tal facilidade, porém o centro de pesquisa acredita que ainda seja muito cedo para delimitar um corte de tempo como foi feito recentemente com a millennial.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: