Drops Históricos #003: sua dose semanal de História aqui no Mega!

10/04/2018 às 11:004 min de leitura

Nesta semana, na coluna Drops Históricos você vai conferir informações sobre a ditadura militar brasileira, como o início da vigência do Ato Institucional 1 (o primeiro de cinco) e a eleição do presidente Castelo Branco.

Da área espacial temos o lançamento da missão Apollo 13, a terceira da NASA com a intenção de pousar na Lua, bem como o primeiro ônibus espacial da agência americana. Você também vai conhecer o programa MKULTRA, um projeto de controle mental da Agência de Inteligência Americana considerado ilegal e clandestino. Confira!

9 de abril

1957: O Canal de Suez, no Egito, é liberado para o transporte

1

O Canal de Suez foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios. Possui 195 quilômetros de extensão e 170 metros de largura. Graças ao canal, os navios não precisam mais contornar o continente africano.

1964: Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira

Publicado poucos dias após a destituição de João Goulart, o AI-1 defendia o golpe militar, denominado no documento como sendo uma "revolução" que representou o interesse não só de um grupo, mas sim de toda a nação. Seu objetivo era afastar qualquer forma de oposição e legitimar o golpe.

10 de abril

1815: O Vulcão Tambora entra em erupção, a maior registrada na Terra

A explosão abalou o planeta em uma catástrofe tão vasta que, 200 anos depois, os investigadores ainda estão lutando para entender suas repercussões. Estima-se que entre 60 e 70 mil pessoas tenham morrido em decorrência do evento.

Morreu neste dia...

1985: Cora Coralina, escritora brasileira

2

Cora Coralina é um pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, uma poetista e contista goiana, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Seu primeiro e mais importante livro, “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”, foi publicado em 1965, quando ela tinha 76 anos de idade.

11 de abril

1964: Castelo Branco é eleito presidente do Brasil

A eleição presidencial de 1964 foi a 18ª eleição presidencial do Brasil e a primeira a ocorrer de forma indireta após a deposição do presidente João Goulart. Castelo Branco, então Chefe do Estado-Maior do Exército, foi eleito com 98,63% dos votos dos congressistas.

1970: Lançamento da Apollo 13

Foi a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua, mas não cumpriu o propósito, devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.

1976: Criação do computador pessoal Apple I, o primeiro produto da empresa

3

Foi um computador pessoal primitivo criado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak – ninguém menos que Steve Jobs (cofundador da Apple) –teve ideia de comercializar o computador, tornando-se o primeiro produto a ser lançado pela Empresa da Maçã. Cerca de 200 unidades foram vendidas ao preço de US$ 666.

12 de abril

1865: Começa a Guerra Civil Americana

Também conhecida como Guerra de Secessão, foi um conflito armado travado entre os estados do Sul e do Norte dos Estados Unidos. A guerra aconteceu após o clima de tensão – gerada pelas eleições de 1860, que elegeram o presidente Abraham Lincoln – entre a região Norte, industrializada, e Sul, agrária.

1981: A NASA lança seu primeiro ônibus espacial, Columbia

O ônibus espacial Columbia foi o primeiro de uma série de cinco naves espaciais reaproveitáveis criadas pela agência espacial americana. Essa nova forma de viajar ao espaço foi uma tentativa dos Estados Unidos de transformar os voos espaciais em lançamentos rotineiros, a fim de serem economicamente mais viáveis.

13 de abril

1953: A CIA inicia o programa de controle mental batizado de Projeto MKULTRA

4

O MKULTRA foi um programa ilegal e clandestino do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos, que visava identificar e desenvolver drogas e procedimentos a serem usados em interrogatórios e tortura, com o objetivo de debilitar pessoas para forçar confissões por meio do controle da mente.

Nasceu neste dia...

1570: Guy Fawkes, conspirador inglês

Era um especialista em explosivos que participou da Revolução da Pólvora (1600), que tinha como finalidade assassinar o rei Jaime I de Inglaterra com a instalação de barris de pólvora sob o prédio onde ficava o Parlamento. A falha de um dos membros revelou o plano que culminou na prisão e execução de Fawkes e de outros conspiradores. 

1743: Thomas Jefferson, político dos EUA

Foi o terceiro presidente americano e autor principal da Declaração de Independência dos Estados Unidos. É considerado um dos mais influentes “pais fundadores” do país, conhecido por sua promoção dos ideais republicanos. A lista de sucessos da sua presidência inclui a compra da Louisiana da França, área que corresponde a 23% do território americano atual.

14 de abril

1912: O RMS Titanic colide com um iceberg em sua viagem inaugural

5

O navio mais famoso do mundo foi criado para ser o mais luxuoso e seguro do mundo de sua época. Colidiu com um iceberg às 23h40 e afundou na madrugada seguinte com mais de 1,5 mil pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Comissões de inquérito criadas posteriormente levaram a mudanças nas leis internacionais de navegação que permanecem em vigor até hoje.

1945: Início da Batalha de Montese durante a Segunda Guerra Mundial, com participação do exército brasileiro

Foi travada entre os dias 14 e 17 de abril como parte da ofensiva aliada da Campanha da Itália. A Divisão Brasileira levou a cabo uma campanha irrepreensível, conquistando Montese, mas a um alto custo: 430 baixas (sendo 34 mortos e os demais feridos, desaparecidos e aprisionados) contra 497 baixas nazistas. A vitória contribuiu para o completo desmantelamento das linhas de defesa alemãs no setor do V exército e, como consequência, no resto da Itália.

2003: Anunciado que o Projeto Genoma Humano sequenciou 99% do genoma humano

O projeto foi fundado em 1990 e contou com o envolvimento de 5 mil cientistas de 250 laboratórios diferentes com um orçamento estimado entre 3 e 53 bilhões de dólares. Desde então, o programa descobriu mais de 1,8 mil genes de doença. Além disso, ao menos 350 produtos biotecnológicos resultantes dos conhecimentos gerados pelo PGH estariam passando por ensaios clínicos.

15 de abril

1994: Criação da Organização Mundial do Comércio

6

Foi criada a partir das negociações comerciais anteriores, especialmente da Rodada do Uruguai. Tem como objetivo supervisionar e liberalizar o comércio internacional, além de substituir o Acordo Geral das Tarifas de Comércio (GATT), criado em 1947. É presidida atualmente pelo brasileiro Roberto Azevêdo.

Nasceu neste dia...

1452: Leonardo da Vinci, artista e cientista italiano

Da Vinci é uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou em diversas áreas como cientista, matemático, inventor, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É também conhecido como o precursor da aviação e da balística, um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, a pessoa de talentos mais diversos a ter vivido, segundo historiadores.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: