Cônjuges que se consideram melhores amigos são mais felizes

26/04/2018 às 05:302 min de leitura

Não é de hoje que estudos apontam que pessoas casadas tendem a ser mais felizes e saudáveis do que pessoas solteiras. Em um artigo publicado na revista Harvard Health, o Dr. Robert H. Shmerling afirma que, em comparação a solteiros, pessoas casadas tendem a viver mais, ter menos derrames e ataques cardíacos, uma chance menor de ficarem deprimidas, uma menor probabilidade de receberem diagnósticos de câncer avançado, além de serem mais propensas a sobreviver a um câncer por um longo período de tempo.

Um estudo de 2014 do National Bureau of Economic Research (Agência Nacional de Pesquisa Econômica, em português) descobriu que pessoas casadas tendem a ser mais felizes, mas os níveis de felicidade dos cônjuges que se consideram como melhores amigos são significativamente maiores. Ter seu parceiro como melhor amigo pode significar que você está, em geral, duas vezes mais satisfeito com a vida do que pessoas casadas que não consideram seu parceiro da mesma forma.

Aqueles que são os melhores amigos de seus parceiros recebem os maiores benefícios do bem-estar do casamento e da coabitação, mesmo quando eles mantêm os níveis de bem-estar pré-matrimonial", afirmam os pesquisadores. "Os benefícios do bem-estar matrimonial são em média duas vezes maiores para aqueles cujo cônjuge também é seu melhor amigo.

Família

Estudos corroboram

A pesquisa se alinha aos resultados de um estudo de longa duração realizado no Reino Unido. Entre 1991 e 2009, a British Household Panel Survey indagou a 30 mil pessoas uma série de questões que quantificaram a satisfação com a vida. Uma das perguntas pedia aos participantes para nomear seu melhor amigo. Aqueles que disseram que seus esposos eram seus melhores amigos eram duas vezes mais propensos a ficarem satisfeitos com a vida. Mas, claro, isso não é absolutamente necessário para ter um casamento feliz.

"Os benefícios do casamento são enormes mesmo para aqueles que estão repletos de amigos", disse ao New York Times Hohn Helliwell, professor de economia e especialista em felicidade. "A felicidade é maior para aqueles que consideram seu cônjuge seu amigo mais próximo. É um bônus." Ter melhores amigos é maravilhoso, mas ter um melhor amigo em seu parceiro? Ao que parece, isso é o real sinônimo de felicidade.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: