Disney criou uma jaqueta responsiva para experiências imersivas com VR

26/04/2018 às 08:301 min de leitura

Ainda falta muito para as experiências de realidade virtual ganharem peso de fato no mundo real tal qual em filmes como “Jogador Número 1”, mas a Disney acaba de apresentar algo que pode nos levar um passo adiante rumo a esse cenário aprimorado. Trata-se da Force Jacket (jaqueta de força), uma peça criada em parceria entre a Disney Reasear, o MIT Media Lab e a Universidade Carnegie Mellon.

A ideia é simples: oferecer experiências mais realistas e imersivas para quem utiliza um dispositivo de realidade virtual. Isso acontece porque a jaqueta é capaz de inflar e esvaziar alguns sacos de ar espalhados por toda a sua extensão e, assim, aplicar na vida real pressões físicas vistas no ambiente digital.

A ideia inicial é desenvolver o núcleo da tecnologia, apontam os seus criadores, criando material suficiente para o estabelecimento de uma “avaliação psicofísica básica” e também “para projetar um conjunto inicial de testes de efeito”.

Os tais efeitos proporcionados pela Force Jacket incluem sentir o impacto da chuva ou da neve caindo sobre um personagem no mundo virtual, um inseto percorrendo a superfície de seu braço ou algo gosmento deslizando pelas suas costas, por exemplo. Não é difícil imaginar o quanto a evolução disso pode contribuir para tornar experiências virtuais muito mais realistas.

E o interessante é que tais efeitos físicos podem ser criados com o auxílio de um software de edição desenvolvido para trabalhar em conjunto com a jaqueta. É por meio dele que os cientistas personalizaram o efeito de três iniciativas de teste: um jogo de atirar bolas de neve, um de socos e o outro de toques de mão.

Apesar de interessante, o estudo (disponível aqui na íntegra — PDF em inglês) está em fase inicial e deve ter um longo caminho pela frente até virar produtos disponíveis ao consumidor. Mesmo assim, a sua contribuição para o futuro da realidade virtual pode vir a ser bem significativa, portanto, vamos ficar de olho.

Disney criou uma jaqueta responsiva para experiências imersivas com VR via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: