Igreja da Galinha: a história de um dos templos mais incomuns do mundo

23/05/2018 às 08:012 min de leitura

A Indonésia é um país formado por mais de 17 mil ilhas, nas quais moram cerca de 250 milhões de pessoas. Lá fica a maior população muçulmana do planeta, com 90% da população adepta ao islamismo. Isso não impede, entretanto, que outras religiões como o hinduísmo, o budismo e o cristianismo também tenha espaço. E um dos templos religiosos mais incomuns do país – e do mundo, por que não? – foi construído no formato de uma galinha!

Bem, na realidade a ideia original era fazer a Igreja da Pomba, mas o edifício inacabado é muito mais parecido com uma galinha... A ideia da construção partiu de um cristão chamado Daniel Alamsjah, que, em 1988, começou a ter sonhos frequentes com uma pomba branca calmamente descansando sobre uma colina. Ele até achou que isso era uma espécie sinal, mas, como não entendia exatamente qual, resolveu deixar a história pra lá.

Tudo mudou quando ele visitou um de seus funcionários na cidade Mageland, a 490 km de Jacarta, logo após o Ramadã. Lá eles resolveram visitar uma colina chamada Bukit Rhema para apreciar o pôr do sol. Alamsjah, que não conhecia a região, ficou surpresa como ela era muito parecida com os sonhos que ele andava tendo.

igreja da galinhaIgreja a Galinha surgiu a partir de um sonho

Templo multi-religioso

Daniel Alamsjah “sabia” que ele recebera uma missão divina: erguer naquele local um templo em formato de pomba. Em menos de duas semanas, ele comprou um terreno pela bagatela de US$ 2 mil e começou a erguer a construção. A tal pomba inspiradora recebeu uma coroa, que acabou dando a impressão de ser uma galinha! A partir daí, ela ficou conhecida como a Igreja da Galinha.

A resistência muçulmana tentou impedir que o projeto fosse para frente, mas os poucos cristãos da região conseguiram com que Alamsjah tocasse seu sonho. Só que o templo religioso não estaria ligado a nenhuma religião específica, por isso o idealista acabou tendo dificuldades de concluí-lo.

Em 2000, Alamsjah estava falido e a obra estava inacabada. Mesmo assim, o lugar incomum, apelidado de Gereja Ayam, passou a receber a atenção de turistas e de frequentadores de diferentes religiões. Em 2015, um trabalho de revitalização deixou o lugar menos caótico, incluindo murais que contam a história da Indonésia. Agora, por menos de R$ 3, os visitantes podem visitar o local e rezar para o deus que eles acharem mais conveniente.  

igreja da galinhaVisão da região através do bico da galinha (acima) e interior da igreja (abaixo)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: