Drops Históricos #009: sua dose semanal de História aqui no Mega!

28/05/2018 às 04:315 min de leitura

Nesta semana, no Drops Históricos, você confere mais informações sobre a coroação da rainha Elizabeth II, a soberana mais longeva da história do Reino Unido. Temos também a fundação da filosofia ocidental, por Tales de Mileto, a queda de Constantinopla, evento que marcou o fim da Idade Média, e muito mais.

28 de maio

585: Data considerada por muitos a fundação da filosofia ocidental (eclipse previsto por Tales de Mileto)

Os gregos dos tempos posteriores consideravam Tales de Mileto como o fundador da ciência, da matemática e da filosofia grega, creditando-lhe a paternidade da maior parte do saber.

A proeza que mais fortalece a sua reputação, de acordo com o relato citado um século e meio depois pelo historiador Heródoto, foi a predição feita por Tales de Mileto quanto a um eclipse do Sol — que, de fato, se registrou no ano para o qual estava previsto.

1871: 147 dirigentes da Comuna de Paris são fuzilados

A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia.

Ao sul do cemitério do Père-Lachaise, o maior de Paris e um dos mais famosos do mundo, se encontra o Muro dos Federados (Mur des Fédérés), contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados no último dia da "Semana Sangrenta" (Semaine Sanglante).

1898: O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário

O Santo Sudário é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. O item está guardado fora das vistas do público, na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim (Itália), desde cerca de 1578. 

A imagem do negativo do manto foi vista pela primeira vez na noite de 28 de maio de 1898 através da chapa inversa feita pelo fotógrafo amador Secondo Pia, que recebeu a permissão para registrá-lo durante a sua exibição na Catedral de Turim. 

1914: O cientista Archibald Low apresenta um aparelho precursor da televisão

2

Low foi pioneiro na tecnologia de sistemas teleguiados em foguetes, torpedos e aviões e serviu aos interesses militares do Reino Unido durante as duas guerras mundiais. Em 28 de maio de 1914, Archibald Low apresentou em Londres um aparelho para emissão de imagens a distância, a que deu o nome de TeleVista, e que é considerado um dos precursores da televisão.

Nasceu neste dia...

1945: Patch Adams, médico e ativista estadunidense

Hunter Doherty “Patch” Adams nasceu em 1945 e fundou o Instituto Gesundheit em 1971. Patch Adams ficou famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de seus pacientes, afirmando que cuidar de quem está doente com amor ajuda – e muito – no processo de cura. Graças a ele, hoje o mundo está cheio de doutores da alegria, e muitos sorrisos estão fazendo com que uma porção de gente saia mais rápido dos hospitais.

29 de maio

1453: Queda de Constantinopla, evento considerado o fim da Idade Média

A queda de Constantinopla foi o símbolo do declínio do Império Romano do Oriente (também conhecido como Império Bizantino), inaugurado por Constantino – que havia dado seu nome à cidade – no século IV d.C. Esse mesmo acontecimento marcou também o triunfo de outro império, o Otomano, que se formou a partir de um sultanato turco, em 1299, e foi o responsável pela conquista de Constantinopla.

1919: Observações de variações na posição de estrelas durante o eclipse solar total confirmam a teoria da relatividade de Einstein

3

O eclipse total do Sol em Sobral (Ceará) entrou para a história da ciência por ajudar a comprovar experimentalmente um pressuposto científico previsto na teoria da relatividade geral, publicada 4 anos antes pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955): matéria e energia distorcem a malha do espaço-tempo, podendo também desviar a trajetória da luz que viaja por ele.

1953: O cume do Everest é atingido pela primeira vez

No dia 29 de maio de 1953, Edmund Hillary, da Nova Zelândia, e Tenzing Norgay, um sherpa do Nepal, tornaram-se os primeiros exploradores a atingir o pico do Monte Everest, que, com os seus quase 9 quilômetros acima do nível do mar, é o ponto mais alto da Terra.

Os dois faziam parte de uma expedição britânica e realizaram a sua última investida em direção ao pico após passarem a noite a uma altitude de 8,2 mil metros. No dia 2 de junho, a notícia da conquista rapidamente se espalhou pelo mundo. 

30 de maio

1431: Joana D’Arc é queimada na fogueira aos 19 anos, por bruxaria

Joana D’Arc era uma garota pobre e analfabeta de 17 anos quando decidiu que era sua missão divina salvar a França dos ingleses. Além de uma reunião com o príncipe, ela obteve o que parecia impossível: seu próprio exército, de cerca de 7 mil homens, e a autorização real para marchar até Orléans (a 130 km de Paris) e livrá-la do cerco inglês.

Ao saber que os ingleses haviam recapturado Compiègne e se preparavam para tomar Paris, Joana d’Arc empreendeu outra campanha, mas perdeu e foi levada como prisioneira. Ela foi considerada culpada em 12 itens, entre eles a falsidade de suas visões, o uso de trajes masculinos e o fato de responder diretamente a Deus, e não à Igreja  considerada a mais infame de todas as suas heresias. Em 30 de maio, Joana d’Arc foi queimada no poste da praça do Mercado Velho, em Ruão.

Morreu neste dia...

1778: Voltaire, filósofo e poeta

4

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

31 de maio

1911: O RMS Titanic é lançado

Seu lançamento ao mar ocorreu no dia 31 de maio de 1911. Mais de 100 mil pessoas estavam presentes para testemunhar a ocasião, como funcionários do estaleiro com suas famílias, habitantes de Belfast, visitantes, jornalistas e algumas personalidades importantes vindas diretamente da Inglaterra.

O navio deslizou para a água de seu pórtico com a ajuda de 20 toneladas de sebo, óleo, graxa e sabão que foram passados por todas as cunhas que o mantinham no lugar. Ele não foi batizado com o tradicional estouro de uma garrafa de champanhe porque esse não era um hábito da Harland and Wolff, empresa que o construiu.

2003: Último voo de um Concorde da Air France

O Concorde foi desenvolvido pelos governos britânico e francês e iniciou suas operações comerciais em janeiro de 1976. Considerado um símbolo da inovação tecnológica, de design e de luxo, o avião percorria a distância entre Nova York e Londres em, aproximadamente, 3 horas e meia, viajando a 1.755 km/h.

1º de junho

Nasceu neste dia...

1926: Marilyn Monroe, atriz estadunidense

5

Foi uma atriz e modelo norte-americana. Estrela de cinema de Hollywood, é um dos maiores símbolos sexuais do século XX, imortalizada pelos cabelos loiros e por suas formas voluptuosas. Inicialmente, ficou famosa por interpretar personagens cômicas conhecidas pelo estereótipo da "loira burra".

Apesar de sua carreira ter durado apenas uma década, seus filmes arrecadaram mais de 200 milhões de dólares até sua morte inesperada, em 1962. Mais de 50 anos depois, ela continua sendo considerada um dos maiores ícones da cultura popular.

2 de junho

1953: Coroação de Elizabeth II, como rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte

Em 2 de junho de 1953, a princesa Elizabeth foi coroada rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. A cerimônia, acompanhada em todo o mundo ao vivo, foi o maior acontecimento da mídia em sua época.

1964: Criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é um grupo político que representa o povo palestino — árabes que vivem em uma região chamada Palestina, no extremo leste do mar Mediterrâneo. Eles perderam grande parte de suas terras quando foi criado na região o país que se chama Israel, em 1948. Desde então, vêm lutando para definir um estado palestino independente.

3 de junho

1822: Dom Pedro recusa fidelidade à Constituição portuguesa e convoca a primeira Assembleia Constituinte brasileira

6

A primeira Assembleia Constituinte e Legislativa do Brasil – com a principal função de elaborar e aprovar a primeira Constituição do país – foi convocada pelo príncipe regente, Dom Pedro I, em 3 de junho de 1822, antes mesmo da Independência.

Morreu neste dia...

1924: Franz Kafka, escritor tcheco

Franz Kafka (1883-1924) foi escritor tcheco, de língua alemã, considerado um dos principais escritores da Literatura Moderna. Suas obras retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX.

Seu estilo é marcado pelo realismo, pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns, como na obra "O Processo", de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: