Já pensou em viver em um buraco... Em Marte?

31/05/2018 às 15:152 min de leitura

Muita gente passa o fim de semana todo trancado em casa, de forma que até a própria residência parece virar uma caverna. Isso não é incomum, mas depois de certo tempo é necessário sair e respirar um pouco de ar puro, nem que seja caminhando até a padaria. Agora, se você for um dos primeiros moradores de Marte, talvez essa possibilidade não exista.

A presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, deu uma entrevista recentemente na qual falou sobre a viabilidade da colonização do planeta vermelho. Segundo ela, a utilização da The Boring Company, empresa fundada por Elon Musk que tem como objetivo a escavação de túneis, seria a melhor solução para a construção de uma infraestrutura segura para futuros residentes de Marte.

Vivendo no buraco

equipamento escavaçãoEquipamento de escavação da The Boring Company

Esse não foi um ponto levantado somente por ela; o próprio Musk já considerou a possibilidade de utilizar a tecnologia adquirida na Terra com escavações para criar cidades subterrâneas em Marte.

Obviamente, seria muito mais legal e barato manter uma cidade marciana sobre a superfície sem muitas intervenções. Ela seria vista como uma extensão do que temos aqui no nosso planeta e provavelmente muito parecida com filmes de ficção científica. Só que nem sempre os sonhos se tornam realidade, e esse parece ser o caso.

O grande problema do planeta vermelho é sua atmosfera, muito menos densa do que a da Terra, além de seu campo magnético inexistente. Isso torna a radiação espacial um risco real; quando somos expostos a ela podemos ter até nosso DNA modificado! Já falamos sobre ela aqui no Mega.

Musk, em oportunidades passadas, chegou a citar a utilização de domos de vidro para proteger os possíveis seres humanos vivendo em Marte da radiação espacial. Mas, segundo a NASA, apesar de existirem várias opções para manter uma cidade na superfície, todas são muito caras. Uma estrutura formada por materiais disponíveis atualmente seria muito pesada, tornando o transporte insustentável, e o desenvolvimento de uma tecnologia mais leve também exigiria altas somas de dinheiro.

equipamento escavaçãoEquipamento de escavação fora da terra

A solução mais prática seria então escavar cidades. Embaixo do solo, a radiação espacial não é um problema, e, para que isso se tornasse realidade, bastaria levar o equipamento apropriado até lá. Apesar de, a princípio, a ideia de viver assim parecer algo assustador, os efeitos de ficar lá sem proteção podem ser muito piores. Existem pesquisas mostrando que a exposição de seres vivos a essas condições aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer, afeta nosso sistema reprodutivo e pode até nos deixar mais burros!

Podemos achar que essa é uma proposta sem cabimento, pois aqui na Terra temos todas as condições para viver de forma confortável. O problema é que, no futuro, caso os piores prognósticos sobre o avanço do aquecimento global se concretizem, talvez a sobrevivência aqui não seja mais viável.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: