Por que os russos “photoshoparam” sorriso amarelo no rosto de Kim Jong-un?

05/06/2018 às 07:002 min de leitura

Que os norte-coreanos têm como costume “photoshopar” imagens que são divulgadas mundo afora não é nenhuma novidade — nem que os russos são chegados a espalhar fake news por aí... No entanto, de acordo com Matt Novak, do site Gizmodo, recentemente, um telejornal apresentado por um canal estatal russo mostrou uma foto em que o Ministro do Exterior, Sergey Lavrov, aparece ao lado de Kim Jong-un e, por alguma razão, decidiram substituir a carranca habitual do ditador por um sorrisinho amarelo. Veja:

Ditador da Coreia do NorteSorriso de Mona Lisa (YouTube/?????? 24)

Segundo Matt, o retrato foi exibido durante um quadro chamado “Notícias da Semana” e não demorou até que alguém muito atento aos detalhes percebesse a diferença entre a imagem mostrada na TV e a que foi compartilhada pelo ministro russo no Twitter. Confira a foto original (à direita) abaixo:

“Artes” gráficas

É claro que o episódio caiu nas redes sociais e ninguém entendeu direito o motivo de terem “photoshopado” um sorriso de Mona Lisa na cara de Kim Jong-un, e o engraçado é que não é a primeira vez que os russos geram falatório por suas “artes” gráficas.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, outro canal estatal virou motivo de falatório depois de usar imagens de um game ao exibir uma notícia sobre a guerra na Síria — seguindo o exemplo do que o próprio governo já tinha feito anteriormente, quando o Ministério de Defesa da Federação Russa usou cenas de um jogo para acusar os EUA de ter uma parceria com terroristas do ISIS.

Sorriso amareloA galera não perdoa (Gizmodo)

Mas, voltando ao sorrisinho amarelo, por que os russos teriam se dado ao trabalho de fazer isso? Segundo Matt, uma teoria é que, com a possibilidade de que Trump e Kim Jong-un se encontrem em Singapura em breve, os russos, que nunca cortaram os laços com os norte-coreanos, estejam preocupados que ele virem amiguinhos dos norte-americanos — o que, vamos combinar, não é muito provável. Ou você consegue imaginar Trump e Kim como BFFs?

Sendo assim, Matt sugere que a photoshopagem tem a ver com uma tentativa dos russos em convencer a população de que os velhos companheiros da época da União Soviética não estão de “trelelê” com as potências ocidentais. Só que ser flagrado manipulando imagens desse jeito — uma e outra vez! — não ajuda muito no quesito credibilidade, né? Só para constar, o apresentador do programa que exibiu a imagem, Dmitry Kiselvoy, em uma entrevista a um programa de rádio russo, garantiu que a foto não foi editada. Uhum...

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: