Em 2010, a Rússia foi escolhida para ser a sede da Copa do Mundo de 2018, superando candidatos como a Bélgica, a Inglaterra e a Espanha. O evento está acontecendo neste exato momento, mas ainda gera algumas polêmicas – uma delas está relacionada a um gigantesco cartaz promocional do evento.

A obra é de Ivan Panteleev, da agência de publicidade Novatek Art, que mostra uma mulher loira segurando uma bola. A imagem foi pintada na lateral de um prédio de 50 metros de altura, mas vem recebendo críticas porque Panteleev usou sua esposa como modelo – ele estaria apenas usando a verba pública para promover a mulher.

cartazO outdoor da discórdia

Ao todo, 4 painéis foram encomendados em 2016 para promover a Copa da Rússia, cada um deles sendo cofinanciado pelo comitê de relações públicas de Moscou. A agência de Panteleev tem contrato com a prefeitura de Moscou desde 2011, por isso muitos criticaram o uso da imagem de Daria Panteleev em uma das fachadas. “Eles estão com inveja”, avalia o criador do mural.

Anna Nistratova, diretora de uma galeria de arte da capital russa, foi sarcástica: “A gente realmente está com inveja. Todos nós desejamos um marido como esse, não é mesmo senhoras?”. Já a modelo/esposa saiu em defesa do marido. “Se um artista é contratado para desenhar uma ‘mulher loira russa segurando uma bola’, que diferença faz se ele a conhece ou não?”, disse Daria. Faz sentido...

ivan e dariaIvan e Daria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!