Em Alvarado, no México, uma situação inusitada acaba de ser noticiada: dos 130 policiais que atuam na cidade de 22 mil habitantes, apenas 30 passaram nos testes de controle emocional e se tornaram aptos a continuar usando armas de fogo. Para os outros 100 não ficarem desarmados, eles foram equipados com... ESTILINGUES!

É isso mesmo, caro leitor, aquele “brinquedo” que muitos usavam na infância para matar passarinhos ou acertar latinhas – quando não o dedo – foi o escolhido para armar os policiais mexicanos de Alvarado! Além de lá, outras localidades como Ixtaczoquitlán, Ciudad Mendoza e Pueblo Viejo também sofreram processo semelhante.

estilinguePoliciais armados com estilingues

E, obviamente, os policiais terão que usar pedras com os estilingues – e não projéteis de suas antigas armas. A decisão do governador de Veracruz acabou desagradando muita gente, inclusive o prefeito de Alvarado, Bogar Ruiz Rosas, que alerta para o perigo de combate o narcotráfico apenas com essa arma rústica, afinal, os bandidos costumam ser altamente equipados.

Em 2007, uma ação semelhante aconteceu em Tijuana, mas por outros motivos: 60 estilingues foram entregues a policiais depois que suas armas foram confiscadas pelo exército mexicano sob a acusação de os policiais estarem fornecendo armamento pesado aos narcotraficantes.

governadorGovernador Miguel Ángel Yunes Linares mostra a nova arma dos policiais

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!