5 prédios superbacanas que nunca saíram do papel

18/07/2018 às 08:302 min de leitura

Sempre que assistimos a algum filme superfuturista ou que se passa em outro planeta/dimensão, vemos construções bem diferentes das que temos por aqui. Acontece que a imaginação é uma coisa que quase não tem limites, e isso inclui a imaginação dos arquitetos. Tanto que os prédios que você vai ver a seguir, apesar de não existirem, são produtos de designs reais.

Agora, os artistas da NeoMam Studios adaptaram esses projetos para as telas para o pessoal da On Stride Financial — e também para que o mundo possa ter uma ideia de como eles ficariam se fossem construídos. Veja só!

1. Hiperbuilding de Banguecoque, Tailândia

Edifício(On Stride Financial)

Na verdade, esse projeto criado pelo arquiteto Rem Koolhaas já não parece mais tão surreal para muitas pessoas; contudo, em 1996, quando ele pensou no conceito, muita gente achou bem absurdo.

A ideia era que fosse uma espécie de megaprédio feito para lidar com a superpopulação urbana. Ali caberiam 120 mil pessoas e, além de casas, haveria escritórios, áreas de lazer, áreas verdes. Enfim, era uma espécie de cidade vertical, coisa que para nós vem se tornando um assunto bastante aceitável.

Tudo depende da época, né?

2. A megapirâmide da cidade de Shimizu, Japão

Edifício(On Stride Financial)

A ideia é superbacana. A pirâmide teria quase 2 mil metros de altura e seria capaz de acomodar em torno de 1 milhão de pessoas. Bem alta e com espaço para muita gente!

Mas o melhor ainda está por vir: de acordo com o projeto, a pirâmide é feita para ser forte o bastante a ponto de aguentar tsunamis e terremotos, duas situações extremamente preocupantes no país. O único problema é que ela não pode ser feita porque não há materiais disponíveis para uma obra dessa magnitude. Quem sabe um dia...

3. Uma cidade ambulante em Londres, Inglaterra

Edifícios (On Stride Financial)

Os projetos anteriores pareceram muito tranquilos? Vejamos este. Nos anos 60, o inglês Ron Herron se preocupou com a devastação do planeta e criou projetos de pequenas cidades caminhantes dotadas de inteligência artificial. A ideia era que, em caso de necessidade, essas cidades usassem suas pernas robóticas e fossem atrás de recursos por conta própria.

4. A Torre de Tatlin, Rússia

Torre futurista(On Stride Financial)

Essa construção foi idealizada em 1919 por Vladmir Tatlin e projetada para ser um monumento e sede da Terceira Internacional Comunista. Ela teria em torno de 400 metros de altura e seria composta de ferro, vidro e aço. Só não saiu do papel porque seria absurdamente cara para os padrões da época.

5. O Elefante Triunfal, França

Elefante de Paris(On Stride Financial)

O Arco do Triunfo é um dos monumentos mais famosos do mundo e um grande orgulho para os franceses, mas em 1758, muito antes da construção do Arco (1806), o arquiteto Charles Ribert propôs uma alternativa que não vingou: o Elefante Triunfal!

O monumento poderia ser acessado por dentro e teria três pisos; em um deles, inclusive, tocaria uma orquestra, para que saísse música pelas orelhas do elefante. Além disso, ele seria uma fonte, e água jorraria por sua tromba. Criativo, não?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: